Lucas Dias
31/01/2019
Garça ACIG 

Acig: Associação fala sobre Certificado Digital


O certificado digital permite assinatura segura e economias de tempo e despesas

 


Entre os muitos serviços oferecidos pela Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) está o Certificado Digital e, embora seja pouco falado, o gerente da associação, Fábio Dias, destaca a importância de pessoas físicas e jurídicas adquirirem seus certificados digitais.

“O certificado digital para empresas, ou pessoas físicas, é um arquivo eletrônico que permite que o seu portador assine digitalmente os documentos que emitir. Ele surgiu para acompanhar as inovações tecnológicas, para facilitar a rotina de trabalho e para garantir mais segurança às transações realizadas pela internet”, explicou Dias.
De acordo com ele, a lei estabelece, atualmente, que todos aqueles que emitem nota fiscal são obrigados a adquirir esse certificado. Porém, em razão dos inúmeros benefícios que ele oferece, até aqueles que não são obrigados estão optando por utilizá-lo.
“São muitas as vantagens, e entre os pontos positivos não podemos deixar de citar as questões de segurança, redução de despesas, diminuição de burocracia e mobilidade”, falou Dias.

Ao explicar o item segurança, o gerente colocou que ao assinar um documento por meio do certificado digital, o empreendedor estará amparado por lei e não correrá riscos de fraudes e alterações no arquivo, uma vez que ele ficará bloqueado para edições.
Também convém destacar que a troca de dados é criptografada e, com isso, é muito mais difícil de ser acessado por terceiros.
“Com a utilização do certificado digital, não será necessário imprimir documentos, gastar com reconhecimento de firma em cartórios ou investir em procedimentos de faturamento e logística da nota fiscal eletrônica, etc.
Se você fizer o cálculo mensal dessas despesas, verá o quanto reduzi-las representará um impacto nas contas da sua empresa”, comentou Dias.
É importante lembrar que aqueles que possuem o certificado digital conseguem baixar os arquivos da declaração do Imposto de Renda para ajustes e inclusão de despesas e deduções. Além disso, também fica mais fácil acompanhar o processamento da declaração e retificar informações.
Outro ponto que é favorecido com a emissão do documento diz respeito a realização de leilões. Segundo lembrando pelo gerente garcense, a Receita Federal e a Polícia Federal disponibilizam os leilões em um Sistema de Leilão Eletrônico. As pessoas físicas ou jurídicas que tiverem interesse em participar dos processos precisam adquirir um certificado digital, já que somente com ele é possível acessar os lotes e as datas disponíveis para o envio de propostas.
“Como foi colocado, as vantagens, ou melhor, os benefícios são muitos. Como o certificado digital para empresas permite a assinatura segura e impede a alteração das informações do arquivo após ele ter sido assinado, as procurações podem ser enviadas por meio eletrônico. Vários tipos de serviço podem ser realizados pela internet se você tiver o certificado digital. Além de maior segurança nas transações bancárias e na emissão das notas fiscais, você poderá, por exemplo, liberar pelo computador a chave de conectividade do FGTS na Caixa Econômica Federal”, disse Fábio Dias.
O gerente coloca que os interessados em obter mais informações sobre o certificado digital pode ligar na Acig (14) 3471-0480 ou ir pessoalmente ao prédio da associação – Avenida Rafael Paes de Barros, 347-.

“Como eu disse são muitas vantagens que vem para facilitar a vida do empreendedor. Os interessados podem nos procurar, pois o que buscamos é atender as necessidades do empresário, do empreendedor. O certificado digital também é uma ferramenta que traz modernidade para a empresa”, finalizou Fábio Dias.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.