Lucas Dias
07/01/2019
Garça 

Garcense integra equipe do ministro Sérgio Moro


Na última semana, em meio ao anúncio e posse do presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, Garça ficou em evidência e a notícia ganhou força nas redes sociais, quando o nome do garcense Washington Guanaes Bonini, foi apontado como secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça do ministro Sérgio Moro.

Na última semana, em meio ao anúncio e posse do presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, Garça ficou em evidência e a notícia ganhou força nas redes sociais, quando o nome do garcense Washington Guanaes Bonini, foi apontado como secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça do ministro Sérgio Moro.

O garcense é filho de Nancy Guanaes e Adhemar Bonini.

“Ficamos felizes com a notícia. Independente das questões políticas que por vezes divide opiniões e pessoas, é muito bom você ver que um garcense voa alto. Me sinto feliz, pois o Washington Leonardo Guanaes Bonini é filho de amigos nossos. Pessoas que são atuantes na nossa sociedade”, falou Fábio Dias, gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG).

O ex-juiz Sérgio Moro tomou posse no último dia 2 como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública no governo do presidente Jair Bolsonaro. O termo de posse fora assinado na última terça (1º), mas a transmissão do cargo ocorreu apenas na quarta. Neste mesmo dia Moro, que vem sendo chamado de “superministro” apresentou sua equipe no Ministério da Justiça. Nomes, que segundo ele mesmo ressaltou em seu discurso, diz ter escolhido por “competência, independência e bravura”.

Washington Leonardo Guanaes Bonini formou-se em Direito em 2001, e desde então ocupou diversos cargos governamentais, trabalhando no Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Justiça.

Para replicar o 'modelo Lava Jato' de combate à corrupção e ao crime organizado no País, superministro levou para a Justiça e Segurança Pública nomes do Paraná; a maioria investigou o escândalo Petrobrás.
Entre os principais nomes da equipe de Moro estão o do delegado Luiz Pontel, como seu braço direito no Ministério, que assumiu a Secretaria Executiva, a ex-procuradora da República Maria Hilda Marsiaj, que assumiu a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), o general Guilherme Theophilo, na Secretaria Nacional de Segurança Pública.
São pessoas de sua confiança, como a ex-diretora da 13.ª Vara Federal em Curitiba Flávia Blanco, atual chefe de gabinete, profissionais com quem trabalhou em grandes operações como juiz e com expertise em combate a crimes financeiros e narcotráfico, como o ex-superintendente da Polícia Federal no Paraná Maurício Valeixo, atual diretor-geral da PF, o ex-chefe de inteligência e informação da Receita Federal em Curitiba Roberto Leonel, atual chefe Coaf, entre outros.

O Departamento Presidiário Nacional (Depen), área sensível com conflitos crescentes, foi assumido pelo ex-chefe da PF em Foz do Iguaçu (PR) Fabiano Bordignon, com quem Moro trabalhou como juiz. Bordignon já foi responsável por dois presídios federais, entre eles o de Catanduvas (PR).


A EQUIPE DE SERGIO MORO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA


Flávia Blanco – Chefia de Gabinete do Ministério

Luiz Pontel – Secretaria Executiva do Ministério da Justiça

Maria Hilda Marsiaj – Secretaria Nacional de Justiça(SNJ)

Érika Mialik Marena – Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI)

Rosalvo Ferreira Franco – Secretaria de Operações Policiais Integradas

General Guilherme Theophilo – Secretaria Nacional de Segurança Pública

Maurício Valeixo – Direção-Geral da Polícia Federal

Disney Rosseti – Direção-executiva da PF

Igor Romário de Paula – Diretoria de Combate ao Crime Organizado (Dicor)

Márcio Anselmo – Coordenação-geral de Repressão à Corrupção (CGRC)

Fabio Salvador – Diretoria Técnico-Cientifico (DITEC) da PF

Adriano Marcos Furtado – Direção-Geral da Polícia Rodoviária Federal

Fabiano Bordignon – Departamento Penitenciário Nacional (Depen)

Roberto Leonel – Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)

Luiz Roberto Beggiora – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad)

Luciano Timm – Secretaria Nacional do Consumidor


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.