Lucas Dias
04/01/2019
Garça 

Garcense questiona não instalação da Academia de Musculação Adaptada para Deficientes

Indignado garcense Milton Cezar Costa Fabrício, mais conhecido como Miltinho Palmeirense, afirma que todo equipamento está jogado no pátio da Prefeitura Municipal de Garça. Administração falou sobre o assunto

Depois de alguns questionamentos envolvendo sua instalação, a Academia de Musculação Adaptada para Deficiente voltou a ser assunto em Garça. O garcense Milton Cezar Costa Fabrício, mais conhecido como Miltinho Palmeirense questiona a não instalação dos equipamentos e, o descaso com o material que estaria ‘jogado’ nas dependências do Departamento de Serviços Urbanos (DSU).

Se dizendo indignado, o garcense lembra que a academia foi inaugurada em 14 de Setembro de 2014.

“A Academia de Musculação Adaptada para Deficientes foi inaugurada há exatamente 52 meses ao lado do Estádio Municipal Frederico Platzeck, depois foi retirada e instalada na APAE e hoje encontra – se jogada no pátio da Prefeitura Municipal de Garça”, fala ele.

Miltinho colocou que a Academia para Deficientes de Garça foi uma conquista da Prefeitura Municipal de Garça junto à Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e faz parte de um programa do governo do Estado de São Paulo denominado "Equipamentos de Musculação Adaptados".

O objetivo principal do programa é oferecer maquinário adequado para que os deficientes possam realizar exercícios específicos, sob a coordenação de um especialista. Também é de competência da Prefeitura apresentar, a cada bimestre, um relatório à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, indicando o nome do profissional responsável pelo projeto, cronograma de atividades, indicação dos usuários e avaliação dos resultados esperados e obtidos.

“Como cidadão garcense pergunto ao atual administrador da cidade. Faz mais de um ano que essa Academia está jogada no DSU, quando o senhor vai tomar uma providência? Prometeu instalar e até agora sua equipe não teve capacidade de solucionar esse problema! Até agora tanto essa administração como a passada jogaram nosso dinheiro na rede de esgoto”, desabafa Miltinho salientando que o problema vem se arrastando.

O garcense afirma que pode provar que é um total descaso não só com os deficientes mais sim com a população de Garça.

Ele comentou ainda que tem em mãos documentos como: Convênio da Academia (Decreto Estadual 50.892 e Lei Estadual 9.938).

Cansado Miltinho Palmeirense pede que seja tomada uma providência, visto que as desculpas já não satisfazem mais.

 

 

Administração fala sobre o assunto e afirma que academia será instalada no primeiro semestre deste ano

 

O Garça Online entrou em contato com a Administração, através de sua assessoria, e a Prefeitura fez alguns esclarecimentos.

“A Prefeitura esclarece que os equipamentos da referida academia, por não 
terem sido recolocados ainda, estão guardados, protegidos e com 
segurança em local coberto na Secretaria Municipal de Obras e Serviços.
A academia adaptada de Garça será reinstalada, porém, com as 
especificações do projeto inicial estabelecidas pela Secretaria de 
Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para que não haja outras 
denúncias e a necessidade de uma nova interdição como ocorreu 
anteriormente. O objetivo é fazer com que o espaço cumpra as suas finalidades: trazer benefícios no desenvolvimento da saúde global, na melhora da autoestima, autonomia e na qualidade de vida das pessoas com deficiência física. Trata-se de uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os materiais necessários para a instalação estão sendo adquiridos e a academia será instalada, ainda no primeiro semestre, na Rua Guarantã, ao lado da Academia da Saúde, já que o local conta com um profissional de Educação Física e de Fisioterapia, para acompanhamento e orientação sobre as atividades.”


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.