Lucas Dias
19/02/2019
Garça 

Garça contra a dengue: presença do Aedes Aegypti cai de 5,3 para 1,16


Até o momento já foram confirmados 5 casos da doença. O estado é de alerta e 33 casos são suspeitos e aguardam o resultado do exame

Após início da campanha de limpeza dos quintais da cidade e da nomeação de uma comissão para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, mais uma boa notícia para todos os moradores: o índice de Breteau que mede a quantidade de mosquitos que circulam em Garça caiu de 5,3 para 1,16.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Edna Semenssato de Oliveira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice aceitável é de menos de 1.

“A OMS preconiza que o índice aceitável é de menos de 1. Nós tínhamos 5,3, bem acima do nível, e poderíamos ter uma epidemia no município. A partir desta constatação foi desenvolvido um plano de ação e enviado para a DRS – Delegacia Regional de Saúde – de Marília, que autorizou que nós implantássemos aqui em Garça as visitas casa a casa intensificação, ou seja, o agente entra nas residências e naquelas que são encontradas recipientes que possam ser criadouros do Aedes Aegypti todos são tratados e recolhidos aqueles que podem ser descartados”, explicou a diretora.

Na primeira semana de novembro do ano passado, a secretaria de Serviços Públicos fez um trabalho junto às borracharias da cidade e também em terrenos baldios onde os pneus estavam descartados inadequadamente e poderiam se transformar em criadouros do mosquito. Nesta ação foram recolhidos 6.500 quilos de pneus, ou seja, mais de mil unidades de pneus, e que já foram destinados para reciclagem.

Além disto, um trabalho foi organizado nos moldes do Cidade Limpa que aconteceu em Garça agosto de 2018. Neste novo trabalho, ocorrido de dezembro até o fim de janeiro, foram retirados mais de 80 caminhões de materiais descartados pelos moradores de toda a cidade.

“O que nós não podemos é parar agora. O índice diminui mas nós ainda temos o mosquito circulando por aí. A população precisa estar atenta e fazer a vistoria nos quintais para que não tenhamos o aumento do índice. Nós estamos entre munícipios que tem muitos casos de dengue, por isso temos que estar atentos”, ressaltou a diretora Edna.

E seguiu com o alerta: “Hoje temos em Garça apenas 5 casos confirmados, porém já fizemos o BCC, que é o bloqueio de controle de criadouro, e a nebulização em toda a vizinhança das casas onde as pessoas que foram contaminadas moram. E temos mais 33 casos suspeitos e que estamos aguardando o resultado da sorologia. Mesmo não tendo o resultado já estamos realizando o BCC na vizinhança de todos os casos suspeitos”, completou a diretora Edna Semenssato de Oliveira.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.