Lucas Dias
12/02/2019
Garça 

Garça e 477 municípios deram a largada para novo ciclo da biometria obrigatória

Cerca de 7,5 milhões de eleitores deverão passar pelo procedimento

No último dia 4 de fevereiro, Garça e outros 477 municípios do Estado de São Paulo, que abrangem 11,5 milhões de eleitores, iniciaram o prazo para cadastramento biométrico obrigatório. Do total, cerca de 7,5 milhões ainda precisam realizar o cadastramento biométrico. Entre as cidades participantes, São José dos Campos é a maior, com mais de 508 mil eleitores.

O atendimento nos cartórios eleitorais e nas unidades do Poupatempo com serviços eleitorais é realizado por agendamento. No caso dos cartórios, o eleitor deve agendar o seu atendimento pelo site (http://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Já nas unidades do Poupatempo o procedimento é feito no site do próprio órgão. Ter em mãos o número do título eleitoral facilita o agendamento.

Os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral ou postos de atendimento até o prazo final terão seus títulos cancelados, o que impede a participação nas eleições, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, a inscrição em concursos públicos, a emissão de passaporte e a de CPF, entre outras restrições.

A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022. Até o início de 2019, o cadastramento biométrico no Estado foi realizado por 15.261.556 eleitores, ou seja, 46% do eleitorado paulista, dos quais 4.416.373 (48% dos eleitores) estão na capital.

No ciclo da biometria obrigatória 2017/2018, 92 municípios concluíram o procedimento de coleta biométrica, totalizando 107 cidades que completaram o cadastramento obrigatório no Estado de São Paulo.


Serviço:

O que levar

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

Aonde ir 

A biometria pode ser realizada no cartório em que o eleitor esteja inscrito ou em qualquer unidade do Poupatempo com serviços eleitorais. O agendamento prévio é necessário.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.