Fábio Dias
18/03/2019
Garça ACIG 

“Café com Indústria 4.0” atrai empresários da cidade e região

Promovido pela diretoria da ACIG o encontro Café com a Indústria 4.0 buscou envolver representantes do ramo industrial local para analisar o atual momento vivido pelo setor.

Anúncio

 

Encontro realizado na manhã de sexta-feira contou com excelente público e atendeu as expectativas do setor

 

“Hoje tivemos o prazer de receber na Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig), Chikao Nishimura, presidente do Ciesp Marília, para participar do Café com Indústria 4.0. Mais uma vez Chikao deu uma aula de empreendedorismo e vida. Obrigado a todos os empresários que participaram do evento”.

O agradecimento postado em rede social pelo gerente da Acig, Fábio Dias, vai ao encontro do sucesso que foi o evento.

Promovido pela diretoria da ACIG o encontro Café com a Indústria 4.0 buscou envolver representantes do ramo industrial local para analisar o atual momento vivido pelo setor, fazer projeções sobre o futuro e também trocar experiências.  O presidente da ACIG, João Galhardo, fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos, e Chikao Nishimura, em sua palestra, apresentou uma análise de mercado, evolução da indústria, exportação e futuro do emprego.

“A adesão nos surpreendeu. Realizamos o evento nos mesmos moldes do Café com o Presidente, só que com foco no segmento industrial. Tivemos a participação efetiva de empresários e colaboradores e isso é muito importante”, disse Galhardo.

Após a abertura do evento por parte do presidente da Acig, João Galhardo, o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos deu as boas-vindas a todos os participantes, agradecendo, em especial, a disponibilidade do presidente regional do Ciesp, Chikao Nishimura, de falar sobre um assunto de extrema importância como o avanço das tecnologias no setor industrial. O prefeito garcense salientou a importância do setor e coube ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino falar sobre o desenvolvimento e o investimento que a atual administração vem fazendo na área tecnológica em Garça.
A diretora da Fatec Garça, Cássia Bassan, prestigiou o evento e o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, Antônio Cesar Dall Evedove usou a palavra e abordou o 3ª Feira do Empreendedorismo que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril em Garça e conta com o apoio do ACIG e da Prefeitura Municipal.
Nishimura destacou a questão da tecnologia e até mesmo a sus mistificação. Segundo o palestrante, a tecnologia sempre foi melhor, o que existe é que há tecnologia mal usada. Outro tema muito abordado por ele foi a questão do emprego.

Para Nishimura, várias profissões realmente tendem a acabar com a ‘máquina’ ocupando o lugar das pessoas. Entretanto, dentro desse contexto, o que se vislumbra é uma transformação, na qual também haverá a necessidade de profissionais. Ele citou o exemplo dos carros autônomos, que deverão, mais cedo ou mais tarde, chegar ao mercado.

“Os requisito para determinadas funções, vão ser novos e treinados. Vai ser preciso adquirir conhecimentos. Toda vez que mudarmos há de se treinar as pessoas, formar novas pessoas. Reciclar funcionários. Todo mundo tem potencial, o fato de não conhecer não significa que você é incompetente, é necessário ser treinado”, falou o palestrante.

Chikao Nishimura salientou que as empresas vão ter que ‘retreinar’ as novas demandas e, para tanto, a tendência é o aproveitamento dos profissionais, havendo apenas a necessidade de se adaptar aos novos tempos.

“Não vai ter gente pronta nessa nova tecnologia digital. O funcionário vai ter que ser treinado. A demanda vai ser tão grande que não haverá gente. O que precisa é se preparar, estudar, treinar, correr atrás. Não precisa ter medo da mudança, quem tem de ter medo é quem não quer fazer nada”, falou Nishimura, que avalia que quatro áreas serão vitais na abertura de oportunidade de trabalho: novos produtos; serviços (que está em ampla evolução); processos de fabricação; tecnologias de materiais novos.

Para a Acig, nas pessoas do presidente João Francisco Galhardo e do gerente Fábio Dias, ficou a certeza de que o encontro é um dos caminhos para que o setor se fortaleça, definindo os passos a serem seguidos.

“Contamos com grandes representantes do nosso empresariado. Todos mostraram interessados na análise de mercado, na evolução da indústria e no futuro do emprego. É algo que afeta todos”, disse Dias.
O auditório da ACIG recebeu um bom público entre associados, convidados e interessados no assunto. (Com informações Jornal Debate – Edição n.º 69)

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.