Lucas Dias
15/03/2019
Variedades 

IEA: Levantamento aponta variações no mercado atacadista de SP

Instituto de Economia Agrícola, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, indica oscilações em diversos produtos

No mês de janeiro, a variação dos preços médios do mercado atacadista da Região Metropolitana de São Paulo indicou retração nas cotações de onze produtos, oito dos quais de origem animal. Ao todo, dez itens apresentaram variação positiva de preços, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Os produtos de maior redução de preços foram carnes bovinas (dianteiro e ponta de agulha), suína meia carcaça e o frango resfriado; ovos, farinhas de mandioca (grossa e fina) e de trigo, segundo Vagner Martins e José Alberto Ângelo, pesquisadores do IEA.

Em relação aos aumentos verificados no mês, o maior destaque é para o feijão, que emplacou 61,74% no período. “Essa alta pode ser atribuída à menor oferta do produto devido à redução da área cultivada para a safra das águas, agravado pelo clima com temperaturas acima da média e ocorrências de chuvas isoladas de grande intensidade que dificultam a colheita, e reduzem a produtividade e a qualidade do grão”, explica Martins.

“A normalização dessa conjuntura no mercado atacadista de São Paulo pode ser revertida a partir de abril com a entrada do feijão da safra da seca, cujo plantio é realizado no final de janeiro e em fevereiro, podendo se estender até o final de março”, completa Ângelo.

Com aumento de 14,85% nos preços médios do produto lavado e 38% nos últimos 12 meses, a batata ocupa a segunda posição no ranking dos gêneros que apresentaram aumento no período.

Outros produtos de grande importância no consumo das famílias paulistanas, como, arroz, cebola, alho, café e leite longa vida também sofreram reajustes tanto na comparação com o mês anterior quanto no ano, com exceção do café, que apresenta variação negativa (-6,24%) quando comparados os preços atuais com os cobrados em janeiro de 2018.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.