Fábio Dias
20/03/2019
Garça 

Outono começa nesta quarta-feira e previsão é de clima quente até maio

O outono começa nesta quarta-feira (20) e muitos já esperam que as temperaturas fiquem mais amenas a partir dos primeiros minutos da nova estação.

O outono começa nesta quarta-feira (20) e muitos já esperam que as temperaturas fiquem mais amenas a partir dos primeiros minutos da nova estação. No entanto, segundo especialistas, as primeiras semanas do outono ainda devem ser de calor intenso, com pancadas de chuva, muito parecido com o que foi registrado durante o verão. O 'friozinho' deve vir somente em maio. O outono, que começa às 18h58, deve sofrer influência moderada do El Niño.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

Ainda segundo o instituto, "as condições climáticas frequentemente associadas ao El Niño, como excessos de chuvas sobre a região Sul e a diminuição sobre a parte Norte e Nordeste do país, bem como uma tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central, não estão descartadas e podem ocorrer de maneira irregular em alguns locais".

O 'friozinho' da meia-estação deverá ser sentido somente em maio, quando as massas de ar frio serão registradas com maior frequência. Apesar disso, as temperaturas devem ficar acima do normal.

No Sudeste o verão apresentou uma quantidade de chuva significativa, com transtornos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para o outono, a previsão indica que os índices devem ficar entre a média normal e ligeiramente acima. As massas de ar frio devem ser registradas com maior frequência a partir de maio, mas as temperaturas devem ficar acima do normal.

 

Outono

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. O outono do Hemisfério Sul é chamado de "austral", enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por "outono boreal". 

Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Vale lembrar que o outono termina às 12h45 do dia 21 de junho, quando começa o inverno. O outono no Hemisfério Sul é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período as chuvas são mais escassas, no interior do Brasil em particular no semiárido nordestino e no norte de Minas Gearia. Durante essa estação observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos tais como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul e friagem no Sul da região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no Sul de Goiás. Como foi dito o outono deve sofrer influência moderado do El Nino. O Inmet projeta a probabilidade de o fenômeno atingir algumas régios do Brasil é de 70% ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno. (Ilustração da Internet)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.