Lucas Dias
01/03/2019
Garça Esporte 

Sempre é Carnaval - Recordar é Viver (por: Tico Cassolla)

Como faz todos os anos a coluna “muda de campo” e fala um pouco de carnaval, a maior festa do povo brasileiro.

Como faz todos os anos a coluna “muda de campo” e fala um pouco de carnaval, a maior festa do povo brasileiro.  É hora de recordar um pouco dos antigos carnavais de Garça, especialmente de salão, quando tudo era alegria e folia. Outrora nesta época era só carnaval, futebol nem pensar. Os tempos mudaram, tem bola rolando em plena folia de momo. Uma pena que o carnaval vem perdendo espaço e sua tradição nos dias atuais, principalmente nas cidades interioranas.

O mundo não para, as brincadeiras de antigamente, hoje ficaram só na saudade. Um dos motivos sem sombras de dúvidas é a “internet”, principalmente entre a juventude. Com isto algumas festas foram sendo relegadas e “jogadas para um segundo plano”. E o carnaval também sentiu o duro golpe. Carnaval de salão em poucas localidades. Pelo jeito mesmo o carnaval vai ficar só nas ruas e nas grandes capitais”.  Dos poucos mais de 5.500 municípios do Brasil, uma quantidade bem pequena, cálculo que em torno de 10% (se muito) ainda mantém a tradição.

A festa que era popular, praticamente ficou elitizada, com muito luxo, glamour, e grana para quem quiser curtir.  Quem gosta só resta ficar em casa e assistir na tela da TV os desfiles das escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, e os corsos da Bahia, Pernambuco e outros Estados do Nordeste.

Garça já teve grande bailes carnavalescos, eram cinco noites de folia.  Clubes completamente lotados e muita animação. Quem não se lembra dos bailes do Clube Zé do Patrocínio, Kai-Kan, Clube do Garça, do Grêmio e do Tênis Clube. Sem falar do “Panelão”, que fervia pra tudo quanto é lado de tanta animação.  Hoje tentando manter a tradição, o Clube da Terceira Idade realizará o seu baile de carnaval com a Banda Pirraça de Marília. A dose será repetida na segunda feira, começando as 22 horas até as 3 da madrugada.

Recordando os grandes carnavais de salão mostramos a famosa banda do “Seo” Geraldo se apresentando no Clube do Garça. O maestro Geraldo aparece a direita da foto tocando saxofone.

Nos demais flagrantes, a alegria dos foliões no salão do Grêmio e no Tênis Clube.  

Esta semana estivemos conversando com o Zetinho do Som, que está a frente do carnaval no Clube da Terceira Idade. O Zetinho promete resgatar os grandes os grandes carnavais de antigamente. A Banda Carpirraça só irá tocar as saudosas marchinhas, samba enredo e frevo. Quem comparecer vai poder soltar o grito e cantar pra valer estas marchinhas: Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé, Saca-Rolha, Turma do Funil, Transplante de Corintiano, Marcha da Cueca, Me dá um dinheiro aí, Allah-la-o, Máscara Negra e Cidade Maravilhosa e tantas outras. Dos bons tempos que não voltam jamais.

MEMÓRIA GARCENSE: Para quem quiser ver mais fotos dos memoráveis carnavais de Garça, basta acessar o Facebook, a página “Memória Garcense”, mantida pelo historiador Corintiano Alex Lecci, cujas fotos aproveitamos na coluna. Lá você fará uma verdadeira viagem no tempo, e ver como era a nossa querida Garça de antigamente. Vale a pena. “O tempo não para. Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.