Fábio Dias
15/04/2019
Garça 

Cartório Eleitoral em Garça realiza plantão no sábado: mais de 60 eleitores compareceram para o cadastramento biométrico

No último sábado, 13, o Cartório Eleitoral de Garça realizou plantão para fazer o cadastramento biométrico.

Anúncio

No último sábado, 13, o Cartório Eleitoral de Garça realizou plantão para fazer o cadastramento biométrico. Com horário de atendimento das 8 às 13 horas, mais de 60 eleitores da 47.ª Zona Eleitoral, compostas pelas cidades de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália e Garça, compareceram para realizar o procedimento. A expectativa, segundo uma das funcionárias do Cartório era de que, pelo menos, 100 eleitores comparecessem. O prazo para o cadastramento biométrico, que é obrigatório em Garça, termina no dia 30 de agosto, e existe uma preocupação de que não se consiga cadastrar todos os eleitores da Comarca.

De acordo com a chefe do cartório de Garça, Marcela Maria Galvão, até o momento 60% do eleitorado passou pela biometria, que acontece na cidade desde 2015, mas muitos eleitores ainda não realizaram o procedimento.

“O cadastramento biométrico em Garça na realidade começou em 2015, mas agora, a partir de agora se tornou obrigatório e a campanha para o cadastramento teve início em janeiro. Até o momento já foram cadastramento 60% do eleitorado, mas temos a preocupação de que alguns não realizem o processo”, disse Marcela.

Somente em Garça, segundo os dados, ainda faltam cerca de 14 mil eleitores para realizarem o procedimento e as campanhas se intensificam.

Além do plantão em Garça, também foram realizados, no sábado, plantões nas cidades de Gália e Fernão onde cerca de 80 eleitores realizaram o cadastramento.

Marcele explicou que a partir de agora, todos os meses terá um sábado de plantão para que todos realizem a biometria. Além disse, outros atendimento já estão programados como o plantão na Câmara Municipal de Garça, dia 22 de abril, e no CRASS, dia 26 de abril.

“São muitos os eleitores que ainda não realizaram o cadastramento. É claro que dentro desse número, em Garça são cerca de 14 mil eleitores, consideramos um percentual que abrange aqueles que não votam mais em razão da idade, outros que mudaram, faleceram, não querem votar. Ainda assim o número é grande”, disse Marcela.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o plantão tem como objetivo facilitar o processo para quem ainda não realizou a biometria, principalmente para quem trabalha ou estuda no horário de funcionamento dos cartórios eleitorais.

Quem não tiver o cadastro, além de não conseguir votar, tem o título cancelado.

 

 

Atendimento

 

O processo dura cerca de 15 minutos. São colhidas as digitais de todos os dedos, depois é feita uma foto e, por último, o preenchimento dos dados.

Vale lembrar que embora o TRE venha realizando atendimentos via agendamentos, no sábado, todos os que chegaram no Cartório (agendados ou não) foram.

Isto porque, além dos atendimentos marcados, os cartórios e postos vão receber a demanda extra de acordo com a disponibilidade de cada cidade.

Para fazer a biometria é preciso levar: comprovante de endereço em nome do eleitor: contas de água, luz, telefone ou celular, sendo recentes de no mínimo três meses; um documento - RG, carteira de trabalho, previdência social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, Crea), certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título; Título de Eleitor e comprovantes de votação, se tiver.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.