Fábio Dias
15/04/2019
Garça 

Doria diz que Estado admite rever pontos de instalação de pedágios  

O governador afirmou na quinta-feira (11), em Botucatu, que a concessão da Rodovia Bauru-Marília está confirmada, mas que pode atender reivindicações

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O governador João Doria (PSDB) esteve na última quinta-feira (11) pela primeira vez na região após tomar posse no cargo, no começo deste ano. Ele participou da inauguração do novo ambulatório de especialidades do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu, e, além de assuntos relacionados com a nova obra, falou sobre a concessão de rodovias, programa já anunciado pelo Estado, e que em um dos lotes terá a privatização da SP-294, a Bauru-Marília, com a previsão de duas praças de pedágio em cada sentido. Depois de Marília, até Panorama, ainda serão mais cinco praças de cobrança.

A proposta de concessão faz parte do programa de governo e tem ainda a renovação de antigas concessões, desta vez com tarifas mais baratas, pois não há necessidade de investimentos como duplicações. No caso da Bauru-Marília, os pedágios estão previstos para o km 362, em Piratininga, e no km 428, em Vera Cruz. Uma das reclamações de prefeitos, vereadores e moradores de várias cidades é o fato de os novos pedágios estarem perto tanto de Bauru como de Marília, o que prejudicará quem usa diariamente as rodovias - por exemplo, moradores de Duartina, Lucianópolis e Ubirajara que vem a Bauru, ou de Vera Cruz e Garça que vão a Marília.

A possibilidade de mudança do local desses pedágios para um trecho da rodovia com menos impacto nesses municípios já foi solicitada, inclusive pelo deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB). O governador admite que é possível rever a localização das praças.

"Vamos conversar, e chegar a algo com bom senso. O nosso governo aceita sugestões, não é algo impositivo. A concessão vai acontecer, não apenas desta rodovia, mas de todas que ainda estão com o DER, pois apenas desta maneira é possível ter investimento e estradas mais modernas, seguras e eficientes. O governo vai aceitar sugestões dos municípios, entre elas a possibilidade de alterar eventuais locais de praças de cobrança", afirmou ele. Já a possibilidade de duplicação da continuação da Avenida Elias Miguel Maluf até a Bauru-Marília, que foi solicitada pelo município, ainda está em avaliação na Artesp. O investimento pode entrar no edital de concessão para a vencedora da concorrência, se for aprovado pelo governo.

 

 

AMPLIAÇÃO

Ainda durante conversa com a imprensa, Doria voltou a defender o modelo de concessão, iniciado há 20 anos pelo PSDB, e que colocou as rodovias paulistas entre as melhores do País.

"Das 20 melhores rodovias brasileiras, 18 estão em São Paulo. Apenas com a concessão é possível ter esse investimento, rodovias modernas, pontos de apoio aos motoristas, e agora vamos renovar as concessões que estão vencendo com preços de tarifa menor, pois haverá menos necessidade de investimento do que na época em que houve a primeira concessão. Já as que ainda entrarão para concessão terão alguns modelos novos de cobrança, como a tarifa flexível, com desconto para o período da meia-noite até 6h, especialmente para o transporte de carga, e a cobrança ponto a ponto, onde o usuário vai pagar apenas pelo trecho percorrido, o que é mais justo do que a forma atual", frisou. (Com informações Jornal da Cidade de Bauru).


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