Fábio Dias
08/04/2019
Garça 

Pesquisadores da Noruega estiveram em Garça coletando histórias infantis dos alunos da Rede Municipal de Ensino

As crianças da Escola Municipal Maria do Carmo Pompeu Castro vivenciaram uma experiência

As crianças da Escola Municipal Maria do Carmo Pompeu Castro vivenciaram uma experiência única ao participar do projeto internacional “Echo  - Histórias Infantis”. Durante dois dias artistas pesquisadores coletaram material para o desenvolvimento do projeto, que percorrera também outros países, tais como China, Tanzânia e Estados Unidos.

Garça foi selecionada graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o NAC – Núcleo de Artes Cênicas de Garça e a Papo Art Dialogue, com o Instituto Seanse da Universidade de Volda da Noruega.

“Queremos saber como as crianças vivenciam a sua infância. A ideia é fazer uma performance para poder mostrar esse projeto no mundo inteiro. Queremos saber como as crianças se expressam por meio de jogos e histórias. Usamos a arte para isso e queremos mostrar para a sociedade como a arte é importante”, explicou Marit Ulvund - Livre Docente (PhD) em Teatro, autora do projeto.

As oficinas utilizam o método Echo Theatre, desenvolvido no programa de Livre Docência da pesquisadora e se baseia nas histórias contadas pelas crianças para desenvolver as atividades. O método funciona na produção da ação da história e sua origem corporal. “Esse projeto, o tema central é a infância, então eles estarão pesquisando e ouvido as histórias das crianças dos cinco continentes para depois ter um final. Já as crianças ganham autoestima e a experiência de estar intercambiando e trocando informações com pessoas distantes e de outras culturas. É a possibilidade de mostrar que o mundo não tem fronteiras”, salientou o garcense Vitor Mônico Truzzi, da Papo Art Dialogue da Noruega, produtor desse projeto.

O coordenador da escola Maria do Carmo, Edson Biato, elogiou o trabalho e falou sobre o privilégio de terem sido selecionados.

“Recebemos com muito orgulho e empolgação a notícia. Quando comentamos com as crianças sobre o projeto e a sua importância, elas também se sentiram muito valorizadas e importantes dentro da escola e do município. Elas estão felizes e essa é uma experiência impar para as nossas crianças”.

A secretária Municipal de Cultura, Suzy May Truzzi, falou sobre a importância desse projeto também para Garça. “Para Garça, dentro da esfera da cultura, a importância desse projeto é a perspectiva de fortalecermos esse intercâmbio com o Instituto Seanse, inclusive para levarmos a nossa cultura, que é muito rica também. Nos sentimos muito honrados em recebê-los e, com certeza, também terá sido uma experiência fantástica para eles”, finalizou.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.