Fábio Dias
29/04/2019
Garça 

Sucesso, tecnologia e inovação marcaram a III Feira do Empreendedorismo

Guardadas as devidas proporções, sem minimizar a importância, a III Feira do Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Indústria 4.0

Guardadas as devidas proporções, sem minimizar a importância, a III Feira do Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Indústria 4.0, realizada em Garça nos dias 25 e 26 de abril, garantiu o sucesso num evento marcado pela tecnologia e pela inovação. Empresários acostumados a participar de eventos como a Fispal e a Exposec reconheceram a grandeza da Feira que contou com a

presença de diversas autoridades e com participação marcante do público de Garça e região. A III Feira do Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Indústria 4.0, organizada pela Fatec Garça, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) e Prefeitura de Garça superou as expectativas e vem se consolidando no calendário do empreendedorismo garcense.

Nos estandes a tecnologia e a inovação eram mostradas em diversos aparelhos, equipamentos, sonhos e projetos.

“Isso que estamos mostrando aqui não é nem metade dos projetos que são realizados pelos alunos da Fatec. Ainda temos projetos tão bons quanto os que aqui estão”, disse Fábio Ângelo, ex-aluno da Fatec.

Segundo ele, o diferencial desta terceira edição foi a adesão de mais empresários, o que possibilita uma maior apresentação, com maior número de projetos.

“Sempre vamos em busca de empresários que se tornem parceiros. Os projetos são bons, mas se faz necessário investimento para que entrem numa linha de produção. É preciso registrar a patente e tudo isso gera custos. Desta vez o apoio veio com maior número de empresários”, falou Ângelo.

Em meio as inovações e máquinas ainda em busca de formas, representantes explicavam ao público o funcionamento, a importância, a tecnologia. A máquina de xerox, os aromatizadores, a questão segurança chamaram a atenção.

A cama com estrado automático chamou a atenção não somente do público, mas de possíveis investidores. Alcançou-se ali, um dos objetivos da feira, uma vez que o evento é a oportunidade de aproximar os alunos da Fatec com as empresas e mostrar para o público o potencial existente. A feira busca aproximar os empresários de projetos promissores e tornar real o sonho dos ‘inventores’.

Da cidade de Brotas veio a família de uma estudante da Fatec: o apoio familiar também contou pontos.

Como novidade a III Feira do Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Indústria 4.0 contou com a realização de palestras com empresários e com técnicos do Sebrae abrangendo temas como marketing, finanças, tendências e inovação. Também houve no local uma praça de alimentação.

Com 18 estandes de empresas e outros 44 de alunos da Fatec de Garça, foram expostos projetos e pesquisas na área de tecnologia e inovação, mas ficou-se a necessidade de um maior tempo.

“Tomara que no ano que vem, sejam pelo menos três dias”, disse um visitante da cidade de Álvaro de Carvalho.

Já o empresário de Marília, reconhecendo a importância do evento, acredita que será necessário um espaço maior.

“Acho que este ano deu para perceber que o evento cresceu e não comporta mais em apenas dois dias. Acho que no ano que vem os organizadores também terão que procurar um espaço maior”, previu ele.

Num ambiente totalmente familiar, e alheios ao calor, as crianças também tiveram espaço e oportunidade. Puderam, em meio as invenções, encontrar uma onde trouxeram o som através dos passos o que trouxe diversão para os pequeninos.

“Nos sentimos realizados com todo esse sucesso. Foi muito trabalho, mas o que vemos é que o evento já caminha para uma consolidação na cidade. Tivemos a presença de empresários da região, e alguns dos projetos já chamaram a atenção de investidores, como é o caso da cama com estrado automático. Isso tudo é muito importante. Hoje aqui temos representantes de empresas consolidadas na cidade. Empresas importantes que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sócio e econômico de Garça”, falou o gerente da Acig, Fábio Dias.

Segundo o gerente, a Fatec está intrínseca no cenário sócio econômico da cidade e isso tem que ser mostrado.

“A Fatec é uma referência que temos na cidade e que, em seus cursos, vai ao encontro de muitas necessidades vividas na área industrial de Garça. É uma valorização que precisamos mostrar ao nosso empresário”, frisou ele, lembrando que nesse ano a instituição completou 15 anos na cidade.

“Nosso objetivo é que pessoas inovadoras “pensem diferente”, mas para que as pessoas possam pensar de modo diferente precisamos estimular sua curiosidade, para isso é muito interessante o contato com a sociedade em geral, pois é através deste contato é que pode surgir as melhorias nas ideias inovadoras. Assim busca-se promover a integração entre teoria, práticas e experiências individuais e coletivas para despertar a visão empreendedora dos alunos”, finalizou Fábio Ângelo.

As empresas que participaram da Feira foram: PPA, Ipec, Garseg, Henlau, Neemo, Dataplace, Garen, BR Sistemas, FASS, Syster, Datrel, TravBen, Fulltime, FRG, Sicoob, Center Maq, JLR, ECNC, ICM, Life e Fatec Júnior.

 

 

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.