Fábio Dias
20/05/2019
Garça 

Adamir Maurício de Barros morre em Santa Catarina

Na última sexta-feira, 17, a notícia chegou na Sentinela do Planalto e pegou muitos de surpresa.

Na última sexta-feira, 17, a notícia chegou na Sentinela do Planalto e pegou muitos de surpresa. Falecia em Santa Catarina o ex vereador Adamir Mauricio de Barros que em Garça fez história em várias frentes de atuação e ficou conhecido como Adamir da Terceira Idade. Ele faleceu em Santa Catarina, e seu corpo foi cremado na cidade de Itajaí, segundo divulgado. Entre os muitos feitos de Adamir foi um dos responsáveis pela construção de casas para idosos, além da distribuição de sopas no projeto “Nossa Janta”.

Da experiência militar Adamir trouxe para suas atividades o rigor, a austeridade e, na Casa de Leis garcense chegou à presidência duas vezes. Durante o seu mandato os edis usavam cumprimentos, que embora fossem considerados formais demais, eram mais respeitosos. Vossa excelência era a palavra de ordem do dia.

Na área da política ele não foi unanimidade em Garça, e, lógico, houve controversa, mas teve o respeito de seus pares e discussões calorosas no ‘cara a cara’. As “brigas” ficaram no território do plenário da Câmara.

Mas Adamir fez, de fato, história em Garça com sua atuação na área social. Não são poucos os que lhe são gratos pelas casas construídas. Não o fez sozinho, mas tomou a frente para a ação.

A atuação na área política e no trabalho social que realizava frente à presidência do Clube da Terceira Idade chegou ao fim, quando, no cumprimento de uma promessa feita, mais que deixar o clube, se mudou, em 2018, para a cidade de Bombinhas.

Em entrevista à Rádio Centro Oeste o ex-vereador disse que o tempo dele estava encerrado no clube.

“Todos nós temos um tempo para cada coisa que a gente faz, e o meu tempo na presidência do Clube da Terceira Idade acabou. Há muitos anos que nós estávamos para mudar (família) para a cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, onde tenho meu filho que trabalha em Joinville”, disse ele em abril do ano passado. Na época Adamir disse que havia feito uma promessa para a esposa, dando conta de que, no dia em que perdesse as eleições iria embora. O ex-vereador não conseguiu a reeleição no pleito de 2016.

“Confesso que estou até meio arrependido da promessa, pois agora tenho que cumprir e tenho que ir. Nós já estamos de mudança, está tudo arrumado e infelizmente estamos indo embora de Garça”, lamentou ele no ano passado, sem imaginar que não retornaria mais à Sentinela do Planalto.

Falando de um de seus orgulhos, ele lembrou que o patrimônio do Clube da Terceira Idade, orçado em quase dois milhões de reais foi criado, conquistado pelo pessoal da Terceira Idade.

Na área esportiva, embora poucos saibam, Adamir foi um dos destaques do futebol varzeano nas décadas de 60 e 70. Formou uma grande dupla de atacantes com o mano Auromir, este finalizador. Dentre os principais times jogou no Mercado, Ferroviária e da Guarda Municipal. Também fez nome no âmbito regional, jogando pelo Júlio Mesquita, Álvaro de Carvalho e no Gália.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.