Fábio Dias
13/05/2019
Garça 

Câmara realizará sessão solene para a entrega do “Prêmio Trabalhador da Saúde Destaque” no dia 31

No próximo dia 31 de maio, sexta-feira, será realizada na Câmara Municipal de Garça

No próximo dia 31 de maio, sexta-feira, será realizada na Câmara Municipal de Garça, a partir das 20 horas, Sessão Solene para a entrega do "Prêmio Trabalhador da Saúde Destaque" no ano de 2019. O prêmio é concedido aos profissionais da saúde que se destacaram na execução de suas atividades no município, bem como no atendimento realizado aos pacientes, cuja indicação é realizada pela entidade sindical da categoria, obedecendo ao limite anual de 10 homenageados. Vale salientar que sessão é em comemoração ao 12 de maio - Dia Estadual do Trabalhador da Saúde.

Muitos profissionais garcenses já receberam a homenagem que neste ano será concedida a:  

 

- I – Rosana Gomes Felix – UPA;

- II – Rute Helena Nogueira Cirilo – Hospital São Lucas;

- III – Ivani de Fátima Oliveira – Hospital São Lucas;

- IV – Corina Ribeiro de Souza – Associação Beneficente Espírita de Garça;

- V – Rosangela Ramos – Associação Beneficente Espírita de Garça;

- VI – Sebastiana de Jesus Almeida – Programa de Saúde da Família – – Sociedade Beneficente Caminho de Damasco;

- VII – Breno Ribeiro Arena – Programa de Saúde da Família – Sociedade Beneficente Caminho de Damasco;

- VIII – Joyce de Souza Santos – GOU Clínicas de Odontologia;

- IX – Fernanda Gameiro Martins – Clínica e Cirurgia de Olhos Asperti;

 

 
No dia 17 de maio, em sessão solene, Alesp vai homenagear os profissionais da saúde
 
Há 15 anos, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) reserva um dia no mês de maio para homenagear os profissionais da saúde que somam mais de um milhão só no Estado de São Paulo. O 12 de maio foi oficializado como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde pela Alesp em janeiro de 2004.
Este ano, o evento acontece no dia 17 de maio, às 10 horas. Além de trabalhadores da saúde de diversas regiões do Estado, também são esperadas várias autoridades, entre elas o deputado estadual Rafael Silva (PDT), autor do projeto de lei que instituiu no calendário do Estado de São Paulo o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde; o presidente da Federação da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira; e dirigentes dos 13 Sindicatos da Saúde filiados à Federação.  

Na sessão solene, a Alesp vai homenagear 13 profissionais da saúde que representarão a categoria, sendo que cada sindicato, filiado à Federação Paulista da Saúde, terá um representante. São trabalhadores atuam nos setores Enfermagem, Administração e Apoio.

“A homenagem é uma forma de fazer a sociedade refletir sobre o trabalho desses profissionais, que, quando menos se espera, entram em nossas vidas e, muitas vezes, acabam fazendo parte de nossa família”, reflete o presidente da Federação, Edison Oliveira. “Homenageá-los é uma forma de reconhecimento ao esforço e à determinação empreendidos diuturnamente na contribuição para o restabelecimento da nossa saúde e dos nossos entes queridos”, completa o diretor de Imprensa e Divulgação da Federação, Luiz Vergara. 

 

História 

A valorização do trabalho do profissional da saúde é uma luta iniciada pelo Sindicato da Saúde Campinas e Região (Sinsaúde) há 21 anos com o apoio incondicional da Federação. A primeira conquista foi registrada em 1990, quando a diretoria do Sinsaúde negociou com os empresários a instituição da data como feriado para a categoria. A partir de 2002, várias câmaras de vereadores aprovaram o 12 de maio como Dia Municipal do Trabalhador da Saúde em seus municípios, inclusive com homenagens nas câmaras de vereadores.

Em janeiro de 2004, foi a vez do Estado, quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 11.665, proposta pelo deputado estadual Rafael Silva (PL), tornando o 12 de maio em Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Desde então, a Assembleia Legislativa paulista realiza anualmente no mês de maio uma homenagem aos trabalhadores. O presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, lembra que a luta ainda é pela instituição do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde. “Para isto acontecer, além da mobilização dos profissionais de todo o país, é preciso apoio das autoridades políticas”, completa.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.