Fábio Dias
10/05/2019
Garça 

Educação promove a I Gincana da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de quarta-feira, dia 8 de maio

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de quarta-feira, dia 8 de maio, o início da I Gincana da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) de Garça, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE). Estudantes de nove escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do evento, preparatório para a OBA e para a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

O local foi especialmente preparado para receber os alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao entrarem no auditório, eles se deparavam com um ambiente escuro, simulando o espaço sideral. Os estudantes eram convidados a ingressarem em um foguete, com visão para uma projeção dos planetas do sistema solar, no teto do auditório, que também estava decorado com estrelas e outros adereços em alusão ao tema.

O evento contou com a participação do vice-prefeito, Cassiano Pelegrini, que elogiou a iniciativa de incentivar os estudantes na participação na gincana e também nas olimpíadas. A secretária municipal de Educação, Rozely Padilha, também prestigiou a disputa. Um dos organizadores da gincana, Alex Júnior, da Secretaria Municipal de Educação, explicou que um dos objetivos é motivar os alunos que no dia 17 de maio competirão na olimpíada.

“Esse evento foi uma parceria entre as escolas e a Secretaria da Educação. O site do OBA disponibiliza questões, que são vivenciadas nas escolas e também estarão na prova no dia 17. Pensamos numa forma diversificada e diferente para trazer este conteúdo para os alunos. Eles participarão do Quiz, respondendo perguntas em uma sala interativa. As equipes que pontuarem mais farão a final na sexta-feira, dia 10. Queremos que eles vivenciem as questões do OBA, para que tenham essa bagagem maior de conhecimento”, disse Júnior.

Thiago Nuci Martins, supervisor de Políticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, explicou que as nove escolas de Ensino Fundamental I participaram da gincana, que envolve as perguntas que são cobradas na OBA. Ele revelou que a atividade foi proposta para que os alunos tenham um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica.

“Isso é uma forma de estimular nossos alunos, para que, cada vez mais, tenham vontade de participação e envolvimento na OBA. No auditório, representamos o espaço. Cada equipe tinha quatro alunos, que visitavam, primeiramente, as estrelas. Posteriormente entravam no foguete para conhecer os planetas. Foi um momento bem marcante, que elas relatavam estar muito contentes”, disse o supervisor.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.