Fábio Dias
19/05/2019
Garça Região 

Governo garante novos recursos para serviços de saúde de Bauru

Hospital de Base ganhará leitos e aparelho para exames de cateterismo e angioplastia; pacote inclui obras do novo HC e do Manoel de Abreu

O Governador em exercício, Rodrigo Garcia, o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e a Diretora Regional de Saúde, Doroti da Conceição Vieira Alves, anunciaram, na última quinta-feira (16), recursos para os serviços de saúde de Bauru, referência para os municípios da região.

A iniciativa é fruto de um mapeamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com base no cenário e nas demandas dos gestores da região, a fim de qualificar a assistência e aprimorar os serviços estaduais de saúde instalados na região de Bauru.

Serão repassados R$ 2,5 milhões ao Hospital de Base (HB) de Bauru para duas ações prioritárias: a ampliação de leitos e a aquisição de um novo aparelho de hemodinâmica. Com esse investimento, serão implantados 16 leitos novos de clínica médica, que ampliará em 10% a capacidade do HB. Está prevista também a aquisição de novo aparelho de hemodinâmica, utilizado em procedimentos como cateterismos e angioplastias.

“Discutimos com a sociedade civil, com a classe médica, com a Câmara e com a Prefeitura sobre qual era a melhor equação para que nós pudéssemos ampliar o atendimento do Hospital de Base e se chegou à conclusão de que a liberação da implantação destes 16 novos leitos era a mais adequada”, destacou Rodrigo Garcia, Governador em exercício, que também falou da compra do novo equipamento de hemodinâmica, destacando que há um prazo para a compra e implantação.

 

Outros anúncios da Saúde

Outro resultado do mapeamento realizado pela SES foi a definição da reforma do Hospital Manoel de Abreu. Toda a parte elétrica e hidráulica da unidade será renovada, além de acessos e portas que serão adequados para melhor fluxo.

O hospital servirá de retaguarda para outras unidades de saúde da região e contará com 79 leitos, com perfil assistencial focado no atendimento a pacientes crônicos e especialidades como Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, entre outras. Até o final do ano, será iniciado o processo de licitação para as obras.

A pasta também segue trabalhando na implantação do novo Hospital das Clínicas (HC) de Bauru. Até o final de maio, será definido o projeto assistencial e, até o final de 2019, a licitação de um projeto arquitetônico para adequação de um dos prédios do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, o “Centrinho”. A perspectiva é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2020.

O HC de Bauru servirá como hospital-escola para a nova faculdade de medicina que a Universidade de São Paulo (USP) instalou na cidade, a exemplo do que já acontece com os HCs de São Paulo e Ribeirão Preto. A unidade será referência em atendimentos hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade. A assistência, atualmente oferecida pelo ‘Centrinho’ da USP, será mantida em parte do prédio.

“Estamos comprometidos com o fortalecimento da assistência já ofertada pelos serviços estaduais em Bauru, que agora serão otimizados. Os investimentos e obras que planejamos visam ofertar melhores condições aos usuários do SUS na região”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. (Foto Divulgação)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.