Fábio Dias
21/05/2019
Garça 

Quinta-feira tem a terceira edição do “Noite no Museu” em Garça

Na próxima quinta-feira, dia 23, acontece na cidade a terceira edição do “Noite no Museu”.

Na próxima quinta-feira, dia 23, acontece na cidade a terceira edição do “Noite no Museu”. O encontro acontece a partir das 20 horas e proporcionará momentos para se contar e ouvir histórias. Momento também de re-conhecer a história da cidade. O encontro acontece próximo à data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, envolvendo instituições do mundo todo, em que se incentiva as pessoas a desenvolverem atividades nestes espaços e que aprendam a aprecia-los. Logo, em Garça não poderia ser diferente. O Museu Histórico Pedagógico de Garça merece ser visitado e discutido pela comunidade.

“Um pedaço de nossa história em cada objeto; recordações da Garça de outros tempos em fotos e documentos. Um prédio que é, por si só, uma testemunha da passagem das décadas. Assim, desde 95, o Museu Histórico e Pedagógico de Garça pode ser definido. Mas não só por isso: nosso museu também tem sido um ponto de encontro para que ideias acerca dos rumos de nossa identidade cultural possam se desenvolver. Essa é uma das propostas do Uma Noite no Museu, que acontece quinta-feira, às 20 horas”, divulgou a secretária de Cultura Susy Mey Truzzi.

Segundo ela, o encontro será mais intimista, para que os interessados na identidade e na memória da cidade participem.

“Será uma oportunidade para que se estabeleça um diálogo, para que a comunidade discuta a política museológica de nossa cidade, estabelecendo, assim, uma diretriz para o museu”, afirma a secretária.

Ela explica que “não é mais viável que o museu permaneça nessa posição de bolha, como se ali dentro as coisas fossem estáticas. Não. O museu tem que movimentar-se, a história é viva. Portanto, o museu tem que ser vivo também”.

Há muitas famílias que têm histórias para contar e que podem fazer parte do acervo do museu. Quem se interessar em compartilhar suas memórias, pode entrar em contato com a Secretaria de Cultura (3471-0210). Todos os depoimentos serão arquivados no site do Projeto Nós, que reúne as histórias da cidade – sejam elas das famílias, das escolas, das instituições.

Conforme divulgado, o acervo histórico foi organizado cientificamente e tem sido visitado por estudantes de Garça e de outras cidade, mas os visitantes não são apenas estudantes. Donas de casa, trabalhadores autônomos, professores, curiosos e amantes da arte também fazem parte desse grupo.

O museu em Garça foi inaugurado em 06 de maio de 1995 e está instalado no prédio que foi a primeira Escola Pública da cidade, denominada Grupo Escolar de Garça. O acervo foi formado inicialmente com doações da família Labieno da Costa Machado, um dos fundadores da cidade, mas ao longo do tempo o museu recebeu doações de peças de outras famílias e particulares. O museu garcense está localizado à Rua Júlio Prestes, 341, em Vila Williams. O telefone para contato é 3406-1971. (Colaboração texto: Veridiana Sganzerla)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.