Lucas Dias
17/06/2019
Região 

SP leva “Corujão” à região de Marília

Exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia serão realizados em unidades públicas e privadas da região; meta é zerar demanda reprimida por diagnósticos

O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira anunciaram na última sexta-feira (14), a ampliação do programa “Corujão da Saúde” para dez regiões do Estado, incluindo Marília.

A meta é zerar a demanda reprimida por diagnósticos realizando 32.708 exames na região, contabilizando 5.970 endoscopias, 3.118 mamografias e 23.620 ultrassonografias.

Para tanto, a pasta deve contratar serviços privados de saúde interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em serviços estaduais.

O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde interessados em participar do programa foi publicado em Diário Oficial no sábado (15) e as propostas deverão ser apresentadas pelas organizações em até 10 dias.

Os exames serão realizados em horários alternativos, por meio da parceria com os parceiros privados, bem como da ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

“Melhorar a vida do paciente que utiliza o SUS é nosso principal objetivo. O Corujão representa nossos esforços para enfrentar a demanda reprimida por exames na rede pública e, assim, agilizar diagnósticos e o tratamentos”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Resultados

O programa começou nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba. Em abril, foi ampliado para as regiões da Baixada Santista, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

A Grande São Paulo foi a primeira região a zerar 100% da demanda reprimida pelos três tipos de exames, marco alcançado em 30 de maio. As mamografias foram executadas nos primeiros 44 dias do programa.

No Vale do Paraíba e na região de Campinas, as mamografias pendentes foram plenamente executadas até 24 de maio e 10 de junho, respectivamente. De modo geral, o programa já atingiu 80% de produtividade nesses locais.

Com a segunda fase do programa, percentual similar foi alcançado nas regiões de Presidente Prudente e Rio Preto. Na Baixada Santista, 89% da fila foi esgotada. Em Bauru, metade da demanda reprimida foi atendida, até o momento.

Nas sete regiões, já foram agendados 77,6 mil exames, no total, com 38,4 mil pessoas atendidas. Desde o início do programa, a Secretaria constata um índice médio de 30% de absenteísmo, ou seja, um a cada três pacientes se ausentam na data e horário marcados.

“Contamos com a colaboração dos pacientes para que compareçam nos agendamentos e aproveitem a oportunidade de realizar esses exames gratuitamente”, complementa o Secretário.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.