Fábio Dias
02/10/2019
Garça 

Programação do “Outubro Rosa” começa com caminhada nesta quarta-feira, dia 2, em Garça

O “Outubro Rosa” é uma campanha nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres.

O “Outubro Rosa” é uma campanha nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em Garça, o grupo de voluntárias “Amigas da Dalvinha”, preparou uma extensa programação para sensibilizar o maior número possível de mulheres quanto à importância da prevenção.

Já nesta quarta-feira, dia 2, a partir das 9h, será realizada a Caminhada Rosa para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A concentração será em frente ao Paço Municipal e percorrerá as principais ruas do centro comercial de Garça.

O câncer de mama no Brasil

A estimativa é alarmante. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente este ano no Brasil, serão diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos.

 

A importância da redução de risco e do diagnóstico precoce

A redução de risco e o diagnóstico precoce de câncer de mama são os principais fatores para reduzir a mortalidade pela doença. De acordo com estudos apresentados pelo INCA, é possível reduzir em 28% os riscos a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão:

Praticar atividade física regularmente;
Alimentar-se de forma saudável;
Não fumar;
Ter o peso corporal adequado;
Não ingerir bebidas alcoólicas;
Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.
O diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura. Porém, quanto mais avançado for o estágio do câncer de mama no momento em que a doença é detectada, menores são as chances de cura. Por isso, procure a sua Unidade de Saúde da Família (USF), para os exames preventivos.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.