Lucas Dias
16/01/2020
Garça 

Biblioteca Municipal de Garça completou 77 anos nesta quarta-feira

Ontem, quarta-feira, dia 15 de janeiro, a Biblioteca Pública Municipal de Garça “Dr. Rafael Paes de Barros” completou 77 anos de criação.

Ontem, quarta-feira, dia 15 de janeiro, a Biblioteca Pública Municipal de Garça “Dr. Rafael Paes de Barros” completou 77 anos de criação. Ela foi criada por Decreto-Lei 126-A, de 15 de janeiro de 1943, na gestão do prefeito Durval Alves de Souza, e foi inaugurada em 03 de maio de 1944.

A primeira Biblioteca foi instalada em umas das dependências da Prefeitura com o nome de Biblioteca Municipal Brasileira. 

“Posteriormente, foi transferida para o prédio do ginásio da época, atual EE Hilmar Machado de Oliveira, quando este foi arrendado ao Padre Aquino, com o objetivo de facilitar, junto ao Governo Federal, a criação do Ginásio e Escola Normal Livre de Garça.

Criado o Ginásio Estadual, Padre Aquino permaneceu ainda na posse daquele educandário, com uso privativo da Biblioteca, até que foram tomadas as medidas necessárias para que alcançasse a instituição pública a sua verdadeira finalidade: a de ser posta à disposição do público em geral.” (Correio Garça – 07/07/1954).

Em 19 de dezembro de 1953, ocorreu a inauguração das novas instalações da Biblioteca, à Rua Carlos Ferrari, 111, no andar superior do prédio onde hoje localiza-se a Sorveteria Skimell. Depois, mudou-se para a Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira, 70, no andar superior do prédio onde se localizava a sede do Rotary Clube de Garça, transferindo-se após algum tempo para a Rua Cel. Joaquim Piza, 186, em uma área de 190 m². Em 05 de maio de 1987, a Biblioteca foi reinaugurada em um prédio situado à Rua Barão do Rio Branco, 131, com área de 497,40 m².

Finalmente, em 19 de novembro de 1996, iniciou-se a mudança da Biblioteca para uma área de 1.076,88 m², no Centro de Cultura, localizado na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 522, onde funciona atualmente.

Além da Biblioteca, na região também está localizada a Escola Municipal de Cultura Artística Amélia Naná Zancopé e o Teatro Municipal, completando o complexo cultural de Garça.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.