Lucas Dias
30/01/2020
Região 

Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista reúne 30 municípios em Marília

O desenvolvimento dos municípios através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação

Formas de inovar na gestão pública foram tratadas por prefeitos e gestores públicos nesta quinta-feira (23), em Marília, durante o III Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Marília. Representantes de 30 municípios participaram do encontro que trouxe informações e serviços às Prefeituras da região. “Não dá para pensar em desenvolvimento sem o investimento tecnológico. Nós temos essa oportunidade de se conectar, atualizar e buscarmos esse desenvolvimento de toda a nossa região”, disse o prefeito de Marília, Daniel Alonso, destacando os avanços e o reconhecimento nacional de Marília como polo tecnológico. 

O ecossistema de inovação de Marília, inclusive, serviu de inspiração para o projeto de Presidente Prudente, segundo o secretário municipal de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Presidente Prudente, Rogério Alessi. O município, que é destaque na implantação do conceito de cidade inteligente, conta com diversas ações em andamento. 

Alessi lembra que Presidente Prudente zerou a fila de vagas em creches com o auxílio da tecnologia. Também foi a primeira cidade a contar com um Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação do país, o Inova Prudente. “Temos mais de 30 empresas instaladas. É a nova indústria que desenvolve, não polui, gera empregos e recursos”, observou a Alessi sobre a importância do fomento à inovação nas cidades. 

Quatá é outro exemplo de município que investe em tecnologia. Atualmente, diversos serviços são disponibilizados à população via aplicativo. O secretário de Planejamento, Jamil Askar, ressalta que é preciso entender a demanda do cidadão. “É uma ferramenta que nos dá muita informação para criar política pública”, frisa. 

Além do compartilhamento de casos de sucesso nos municípios e soluções de mercado, durante o encontro foram reconhecidos os Prefeitos Inovadores da região (confira relação abaixo). “É uma forma de valorizar os gestores que buscam resolver os problemas das cidades através da tecnologia. Eles foram selecionados com base nas divulgações oficiais das próprias Prefeituras”, explica o diretor da RCD, José Marinho. 

O prefeito de Brotas, Leandro Corrêa, foi um dos homenageados pela ferramenta e-Ouve, implantada também para o recebimento de solicitações. “Quando assumimos nos deparamos com muita falta de tecnologia. Isso não existe mais. Temos que ter tecnologia em todas as situações”.

 

Prefeitos Inovadores Centro-Oeste Paulista 2020

Marília – Programa Aprova Fácil – Plantas e Projetos

Quatá – Ferramenta de transparência e prevenção da dengue

Presidente Prudente – Lei de Inovação

Ourinhos – IPTU Digital

Botucatu – Sistema de emissão de notas fiscais

Brotas – App eOuve

O III Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista teve o patrocínio ouro da 1DOC e da EtheriumTech, SIGCORP; prata da Life Fibra, Compras BR, Mgcon Soluções Inteligentes, AOM UP; bronze da GOV18 e da Exati Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI), do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e do Alves Hotel.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.