Fábio Dias
19/02/2020
Garça ACIG 

ACIG: calendário do comércio está definido até o final do ano

No início do mês a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG distribuiu para lojistas e munícipes o calendário do comércio garcense com as datas de abertura em horários especiais até o final do ano.

No início do mês a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG distribuiu para lojistas e munícipes o calendário do comércio garcense com as datas de abertura em horários especiais até o final do ano. A prática, conforme colocado pelo gerente Fábio Dias, possibilita que os munícipes possam acompanhar a abertura do comércio, principalmente em datas especiais, final de ano e finais de semana.
“Temos essa tradição de distribuir o calendário trazendo as datas de acordo com o que foi decidido, conjuntamente, com os associados. Muitos munícipes, inclusive associados, ficam na expectativa do recebimento desses calendários. É um jeito de prever ações”, disse Dias.
De acordo com o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, houve um atraso na entrega dos calendários visto que a diretoria da Acig quis discutir as datas com os associados, mesmo não havendo mudanças em relação a 2019.
“Quem acompanha de fato a abertura do comércio garcense pode perceber claramente que não apresentamos novidades com relação as datas. Quisemos, e achamos mais participativo, discutir com os associados, mesmo tendo em vigor a Lei do Livre Comércio que tem possibilitado a abertura independente de feriado ou não”, disse Galhardo.
Segundo ele, com a liberdade trazida pela lei se pensou na não necessidade de discutir alguns períodos de abertura, mas prevaleceu o espírito associativo.
“Independente da lei achamos importante ouvir todos, saber o posicionamento e, se as medidas ou datas colocadas iam ao encontro das necessidades de todos”, frisou ele.
Assim foi definido o calendário de abertura das lojas até dezembro de 2020.
Como já acontece tradicionalmente, nos primeiros e segundos sábados o comércio funcionará das 08h às 16h.
Na semana do Carnaval, o horário também terá algumas alterações por conta do feriado. No dia 24 (véspera) o horário seguirá das 13 às 18 horas, no dia 25 (Carnaval) o comércio permanece fechado e no dia 26 as lojas iniciarão o atendimento às 13 horas, ficando abertas até às 18h. 
“Esse horário diferenciado no carnaval faz parte do acordo do final de ano, quando as lojas ficaram abertas no período noturno. Faz parte da compensação de horas”, explicou Dias.
A exemplo do ano passado, haverá também um horário diferenciado nas vésperas de datas especiais/comemorativas. Portanto nos dias 8 de maio (véspera do Dia das Mães), 10 de junho (véspera do Dia dos Namorados), 7 de agosto (véspera do Dia dos Pais), 9 de outubro (antecede Dia das Crianças) o comércio garcense trabalhará das 09h às 22h. 
Em novembro, mais precisamente no dia 27, quando se tem o evento do Black Friday o comércio ficará aberto das 9 às 22 horas. A partir do dia 7 de dezembro, já visando o período natalino, o comércio garcense ficará de portas abertas das 9 às 22 horas, até o dia 23.
“O que queremos de fato é fomentar o comércio da cidade, e esperamos que haja a adesão das lojas. Sabemos que pode haver horários diferenciados nesse período e que algumas mudanças podem acontecer, mas salientamos que tudo que estiver no âmbito da ACIG será discutido e decidido conjuntamente”, disse Galhardo, fazendo menção a lei do Livre Comércio que dá autonomia aos empresários.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.