Fábio Dias
27/02/2020
Garça ACIG 

ACIG: casos de dengue aumentam e associação mostra preocupação

Num cenário de muitas chuvas e preocupação com o coronavírus, os casos de dengue aumentam vertiginosamente.

Num cenário de muitas chuvas e preocupação com o coronavírus, os casos de dengue aumentam vertiginosamente. De acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) “Professor Alexandre Vraniac” de São Paulo, de janeiro até o último dia 17 de fevereiro Garça contabilizou 159 notificações e 96 casos confirmados da doença. Um aumento de 269,23% frente aos 26 casos confirmados entre janeiro e fevereiro de 2019. E os números ainda podem ser piores, visto que o último balanço data de 17 de fevereiro.

Se a Secretaria de Saúde realiza um combate ininterrupto a Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, mostra sua preocupação e reforma a necessidade de todos ficarem atentos e cuidarem para que o Aedes aegypti não nasça. 

“Embora as pessoas não vinculem o combate a proliferação da dengue, cm uma associação comercial, nós temos, aqui em Garça, um compromisso com essas ações. Hão de se lembrar das muitas parcerias que já realizamos. A dengue, o avanço da doença nos preocupa. É um problema de Saúde Pública que interfere diretamente na economia, ainda que muitos não consigam ver esse ponto”, disse o presidente da Acig, João Francisco Galhardo.

Segundo ele, um dos grandes problemas é que com a proliferação dos casos muitos trabalhadores são afetados, o que leva ao afastamento do serviço.

Lembrando a epidemia ocorrida em 2015, o gerente Fábio Dias comentou que no ano passado, segundo dados do CVE, foram realizadas em Garça 950 notificações com a confirmação de 569 casos.

“São números que preocupam. Foram quase 600 pessoas que contraíram a dengue. São pessoas, na sua maioria trabalhadores, que tiveram que parar a vida laboral. É preocupante ainda mais, quando de todos esses casos, apenas 48 foram importados, o que mostra que nosso problema é na cidade. Não é uma questão da Saúde ou da Associação, mas de toda população”, falou ele.

Comentando sobre as frequentes chuvas, que contribuem para a proliferação do mosquito, Dias e Galhardo ressaltaram a importância de manter o controle para evitar focos do mosquito.

“Pedimos aos comerciantes, aos empresários que se atentem nos seus estabelecimentos, que tomem todas as medidas para evitar a proliferação. É preciso cuidado com os criadouros, com água acumulada, com lixo. São cuidados mínimos que evitam males maiores. Por isso pedimos a colaboração de nossos associados”, disse Galhardo.

De acordo com o presidente, um trabalhador doente custa para o comércio, para o município.

“Um trabalhador afastado, que no seu dia a dia depende de comissões, tem menos dinheiro no final do mês, e consequentemente haverá menos capital girando. Isso sem falar em questões como pagamento de contas e gastos com medicamentos”, disse Dias.


Como se cuidar

 

Para Galhardo cada pessoa é responsável por seu imóvel para evitar focos do mosquito. Com as chuvas, aumenta a formação de criadouros do Aedes aegypti fora e dentro de casa. Baldes, potes, bacias, tambores e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser limpos e vedados corretamente.

“Pedimos também aos empresários que olhem, com essas chuvas, se está ocorrendo acúmulo de água nas lajes e calhas. Que se atentem em guardar garrafas sempre de cabeça para baixo eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.”, explicou o presidente da Acig.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.