Fábio Dias
17/02/2020
Garça 

Conselho Municipal de Segurança de Garça cria campanha “Não dê esmola”

 

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 14, pelo Conselho Municipal de Segurança de Garça foi definida a data da campanha “Não dê esmola”.

Anúncio

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 14, pelo Conselho Municipal de Segurança de Garça foi definida a data da campanha “Não dê esmola”. No sábado, dia 7 de março, das 9h às 12h, no centro da cidade, haverá uma mobilização conjunta, com distribuição de panfletos, fixação de faixas e orientações sobre como fazer o encaminhamento correto das pessoas em situação de rua.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, o objetivo da campanha é esclarecer a população em geral sobre a importância de não dar esmolas e sim fazer o encaminhamento para assistência especializada oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Segundo a secretária, Deyse Serapião, a esmola, mesmo não sendo a intenção, acaba contribuindo para estimular essas pessoas a continuar vivendo nas ruas, pois ao serem abordadas para os encaminhamentos, são poucas as que aceitam ajuda.  

“O Núcleo de Apoio ao Migrante, o NAM, está preparado com equipe técnica, composta por assistente social, psicólogo, cuidadores e técnicos de enfermagem, além da parceria com o Sistema de Saúde, por meio do CAPS e de acompanhamento psicológico, para acolher essas pessoas em situação de rua. Nós buscamos a origem da família para entender o que provocou essa quebra de vínculo familiar e fazer o encaminhamento necessário”, explicou Deyse Serapião.

A campanha vai orientar o munícipe para que, ao contrário de dar esmolas, ligue para o telefone 3406-1040 e informe a localização do morador de rua. Os técnicos farão a busca ativa para tentar fazer com que a pessoa queira receber ajuda.

De acordo com levantamento da secretaria, atualmente em Garça 25 pessoas vivem em situação de rua.

O Conselho Municipal de Segurança é formado por representantes da Polícia Militar, OAB, Conseb´s Lago, Associação Comercial e Industrial (ACIG), Conselho Tutelar, Defesa Civil e Prefeitura.     

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.