Lucas Dias
03/02/2020
Garça 

Garça faz mutirão de limpeza no Paineiras e bairros vizinhos

Com 31 casos positivos de dengue e 74 suspeitos, a Prefeitura de Garça desenvolve várias ações para tentar evitar o avanço da doença.

Com 31 casos positivos de dengue e 74 suspeitos, a Prefeitura de Garça desenvolve várias ações para tentar evitar o avanço da doença. Nesta segunda-feira, dia 3, começa um mutirão de limpeza nos bairros Paineiras, Eucaliptos, São Benedito, Ecoville, São Sebastião, Portal do Lago, Salgueiro, Williams III, Alto Cafezal e Adrianita, onde foram registrados quase 80% dos casos de dengue na cidade.

O principal objetivo do programa “Bairro a Bairro – A Prefeitura faz” é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da zika, chikungunya e febre amarela, além de deixar a cidade mais limpa e agradável.

As ações começaram na última quarta-feira, dia 29, com os agentes de controle de vetores, agentes comunitários de saúde e Vigilância Sanitária visitando todas as casas daquela região, eliminando criadouros e orientando a população.  

Os munícipes das casas visitadas, que estão com os quintais em ordem, recebem um cupom para participar do sorteio de brindes. Já os moradores que tiverem criadouros nos quintais serão autuados, cumprindo a Lei de nº 4990/2015, que atribui multa por criadouro encontrado com larva do Aedes aegypti, em valores que variam de R$ 345,00 a R$ 2.070,00.

Durante todo o mês de fevereiro, já a partir desta segunda-feira, dia 3, os moradores poderão colocar em frente às suas casas materiais para serem levados pela equipe da Prefeitura, como móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos quebrados, podas de árvores, restos de materiais de construção, entre outros.

Além da coleta de materiais inservíveis, o programa Bairro a Bairro também desenvolverá, por meio de ações concentradas por localidades, todos os serviços de zeladoria realizados pela administração municipal, como poda de árvores e plantio de novas mudas, capinação de terrenos com mato alto, limpeza de bueiros, pintura de guias e sarjetas, operação tapa-buraco, pintura e modernização da sinalização de trânsito, verificação de vazamentos de água, tampas quebradas de bueiros e rede de esgoto, além da verificação da limpeza dos quintais para combater o mosquito da dengue. 

Vale lembrar que o município de Garça ainda possui um O Plano de Mobilização Social para o Controle do Aedes aegypti, com ações previstas para todo o ano de 2020, com o objetivo de envolver, sensibilizar e obter o apoio de crianças, jovens e adultos no combate ao mosquito.

Ainda nesta semana começa o controle com nebulização na mesma localidade onde estarão as ações do Bairro a Bairro. 

Já a UPA, está preparando uma sala especial, com profissionais capacitados, para fazer a hidratação dos doentes, porém, as ações não serão suficientes se a população não fizer a parte dela, cuidando das casas e limpando os seus quintais, para evitar a proliferação do mosquito.  


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.