Fábio Dias
20/02/2020
Garça 

SAAE começa a verificar ligações incorretas de água pluvial na rede de esgoto

O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) em Garça iniciaram uma fiscalização, considerada muito importante, para manter o sistema de tratamento de esgoto com funcionamento adequado no município.

O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) em Garça iniciaram uma fiscalização, considerada muito importante, para manter o sistema de tratamento de esgoto com funcionamento adequado no município.

Conforme explicitado pela assessoria de comunicação, todo garcense já deve ter visto os pontos de inspeção de esgoto, onde há aquelas tampas redondas de ferro fundido, retornando água quando acontecem as chuvas fortes. Só que esta água está misturada com o esgoto.

 “Amparados por uma lei municipal, começaremos a fazer a verificação daquelas residências em que a água pluvial (água das chuvas) é clandestinamente jogada na rede de esgoto. Tanto que essa rede é chamada de coletora de esgoto, é específica para este fim. E por algum motivo as pessoas ligam a água pluvial na mesma saída do esgoto, e, durante as chuvas, ocorre o deslocamento do tampão dos bueiros de inspeção de esgoto, ou pior ainda, pode acontecer o retorno desta água suja em uma residência que está no ponto mais baixo da rua, do bairro. Esta fiscalização deve começar no início da semana que vem”, explicou o diretor executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres.

Ele detalhou como a ação irá ocorrer.

“Nós vamos pedir licença para entrar na casa e vamos checar os ralos de água pluvial que estão localizados principalmente no quintal. Despejamos uma solução de água com cal. Se esta água sair no meio fio, na sarjeta, representa que não há problema. Se a água com cal não sair na sarjeta nós vamos emitir uma notificação e conceder um prazo para o munícipe se regularizar. Que fique bem claro que esta notificação não é uma multa, nós não queremos multar nenhuma pessoa. Tanto que se houver a regularização dentro do prazo, tudo bem. Se isto não acontecer, tomaremos outras providências”.

Conforme divulgado, esta é uma ação que acontecerá em toda a cidade. Todas as regiões têm este tipo de problema para ser resolvido, é um trabalho de longo prazo. E não é uma exclusividade de Garça.  

Os objetivos deste trabalho são prevenir acidentes quando há o deslocamento das tampas de visita do esgoto, que não aconteça a invasão de água suja nas casas localizadas nas partes mais baixas da cidade e também conservar as estações de tratamento de esgoto que não podem receber este volume de água das chuvas para ser tratada.

É bom ressaltar que o proprietário da residência, ao construir a casa, deve fazer duas ligações: uma linha exclusiva para a rede de esgoto e uma linha exclusiva que joga a água das chuvas no meio fio, e também a água das piscinas deve ser descarta no meio fio, e não na rede de esgoto.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.