Fábio Dias
18/02/2020
Garça 

Secretaria abre inscrições para Oficina de Cerâmica Terena em Garça

Com vagas limitadas, apenas 20, a Secretaria de Cultura em Garça abriu inscrições para os interessados em participar da Oficina de Cerâmica Terena.

Com vagas limitadas, apenas 20, a Secretaria de Cultura em Garça abriu inscrições para os interessados em participar da Oficina de Cerâmica Terena. As inscrições são gratuitas e a oficina acontecerá no dia 26 de março, das 8 às 13 horas. Sob a coordenação de Irineu NJe’a, a oficina acontecer no espaço das Escola Municipal de Cultura Artística – EMCA.

Conforme colocado pela pasta, a cerâmica é uma das tradições do povo Terena, sendo conhecida pela sua tonalidade vermelha e desenhos na cor branca assemelhados a uma renda para “bordar” as peças com motivos florais, pontilhados e mistos, estes traços são indicativos da identidade dos Terenas.

O coordenador Irineu Sebastião (Irineu Nje’a) é indígena da etnia Terena do Estado de São Paulo, nascido na Aldeia Kopenoti nas Terras de Araribá em Avaí, liderança indígena na cidade de Bauru/SP. Ele é professor de História e especialista em Antropologia Cultural, Koxomuniti (Pajé); presidente e responsável pela Araci Cultura Indígena; autor indígena; representante no Estado de São Paulo da Comissão Nacional Escolar Indígena - CNEEI/MEC; representante Indígena no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA/Bauru SP.

A oficina é um projeto financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Apoio: Prefeitura de Garça - SECULT-Secretaria da Cultura

Mais informações pelo telefone (14) 3471-1616 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.