Fábio Dias
23/03/2020
Garça 

Começa hoje vacinação contra gripe imunizar idosos e profissionais de saúde

Começa hoje, segunda-feira, 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Começa hoje, segunda-feira, 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros a serem imunizados na campanha que prossegue até o dia 22 de maio. O dia “D” Mobilização Nacional será em 9 de maio. Esta é a 22ª edição da campanha que, neste ano, foi antecipada devido a pandemia de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. 

O objetivo da antecipação da campanha foi, segundo o Ministério da Saúde, facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19, evitando que o sistema de saúde fique sobrecarregado. A medida também auxilia os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus em pessoas imunizadas contra gripe. 

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza, como o H1N1. Vale destacar que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A vacina contra a influenza é a principal intervenção preventiva contra a doença e será realizada por etapas, pensando nos indivíduos com fatores de riscos.

Segundo divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Garça, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, devido à situação epidemiológica atual provocada pelo novo coronavírus, as Unidades de Saúde estarão organizando os fluxos de atendimento dos pacientes de forma que não haja aglomeração de pessoas e, portando, solicitam a compreensão de todos. 

Durante a campanha estarão abertas das 7h às 17h e no dia “D” (9 de maio), das 8h às 17h, as seguintes unidades:

USF Jafa;

USF Região Oeste;

USF Rebelo;

USF Palermo;

USF Helena Müller;

USF Labienópolis;

USF Araceli;

USF Eucaliptos;

USF Barros;

USF Mariana I.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.