Fábio Dias
19/03/2020
Garça ACIG 

Coronavírus: comércio garcense mantém portas abertas

Em meio a pandemia do coronavírus e a seriedade que o caso implica, fake news acabam por prejudicar o combate.

Em meio a pandemia do coronavírus e a seriedade que o caso implica, fake news acabam por prejudicar o combate. Entre os muitos boatos está que o comércio garcense ficaria de portas fechadas. Em algumas capitais existe a recomendação de que o comércio, principalmente os shoppings fiquem fechados, mas não é uma determinação e vários pontos devem ser analisados.

A recomendação ainda não chegou em Garça e, como explicou o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça, Fábio Dias, por enquanto o funcionamento do comércio garcense será normal.

“Muito se tem dito sobre o fechamento do comércio, que os lojistas fecharão as portas, mas, por enquanto tudo não passa de boatos. Existem em algumas capitais a recomendação do fechamento, o que não ocorreu aqui em Garça”, falou Dias, lembrando que o fechamento do comércio garcense só deve acontecer caso a situação fuja do controle e o prefeito João Carlos dos Santos, junto às secretarias pertinentes, veja a necessidade de medidas mais rígidas.

“São ações que devemos acompanhar e obedecendo as leis, agir, mas nesse momento o foco é outro. O comércio ficará aberto e é importante que os lojistas adotem medidas preventivas ao novo coronavírus”, falou Dias.

Acompanhando orientações do Ministério da Saúde, Dias lembrou que os lojistas devem se atentar para os comerciantes e comerciários que se enquadram no grupo de risco. A meta principal, segundo ele, é assegurar a saúde dos comerciários, lojistas e consumidores.

“Nesse grupo estão aqueles que já possuem alguma doença que o setor de Saúde chama de comorbidades. Nesse caso os diabéticos, os hipertensos, os imunodeprimidos, aqueles que têm problema pulmonar, câncer e os trabalhadores idosos. São pessoas que exigem mais atenção e que, por isso, merecem atenção. No estado, fora os setores de Saúde e Segurança, aqueles que têm mais de 60 anos estão dispensados de comparecer no serviço. Acredito que entre as medidas que podem ser avaliadas, seria a de férias antecipadas, mas tudo isso são questões para serem discutidas em momento oportuno”, frisou Fábio Dias.

Segundo ele, o importante é ajudar no esforço coletivo que mobiliza a sociedade em momento de pandemia. 

O gerente coloca que existem muitas dúvidas dos comerciantes diante das recomendações para prevenção ao coronavírus e que o comércio já sente a queda do fluxo de pessoas nas ruas.

“Tudo isso reflete na economia e sabemos que o impacto será grande, embora seja ainda muito prematuro tentar dimensionar. O que temos que fazer é seguir as orientações do Ministério da Saúde”, falou Dias.

 

Lojistas devem tomar medidas de precaução


De portas abertas e muitas incertezas, Fábio Dias salientou que o certo são as medidas que os lojistas devem tomar.

“São pontos importantes que devem ser observados como a questão de higienização, a limpeza dos locais, o lavar as mãos, a distância que deve ser mantida e até o afastamento de funcionários que apresentem sinais de gripe, ou outros problemas”, falou ele. 

Dias lembrou ainda os cuidados que devem ser observados ao tossir ou espirrar.

“Na verdade são cuidados que todos, independente de trabalhar no comércio ou não, devemos tomar”, falou ele.

Conforme colocado pelo gerente, aqueles que trabalham diretamente com o público, também estão sendo orientados a seguir as recomendações dos órgãos de saúde de evitar cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos. 

“Temos a obrigação de prestar estas orientações, esclarecer e ajudar na conscientização das boas práticas que podem contribuir para frear o avanço desta doença. Todas as associações comerciais estão no mesmo ritmo, com o objetivo de passar, ou de ajudar o país a atravessar esse momento de dificuldade. Precisamos redobrar os cuidados”, falou Dias, frisando que os associados devem higienizar os estabelecimentos comerciais para garantir o máximo de segurança e tranquilidade aos consumidores. 

“Nossa orientação aos associados é que, sempre que possível, mantenham os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, e sem descuidar da higienização”, orienta Dias.

Com as mortes ocorridas no Estado de São Paulo o governador João Doria recomendou o fechamento de shoppings e academias de ginástica, mas salientou que esta medida não vale para o interior e para o litoral. 

 


Prevenção

Dias frisou que a orientação é para que todos os estabelecimentos redobrem os cuidados com higienização e etiqueta respiratória e, dentro das possiblidades, estude medidas como escalas de trabalho para os colaboradores, reveja os horários de funcionamento e busque formas alternativas de continuar atendendo aos consumidores. O gerente também relatou outros cuidados:

- idosos e pessoas com doenças crônicas devem evitar ir a eventos com aglomeração;

- as pessoas, sejam familiares ou vizinhos, podem ser voluntárias para comprar mantimentos, buscar remédios e outros itens que os idosos precisarem em casa;

- evitar viajar se estiver com febre ou tosse;

- evitar contato com pessoas visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios, como tosse ou coriza;

- higienizar as mãos frequentemente, com água e sabão ou álcool em gel;

- evitar tocar olhos, nariz e boca;

- ao tossir e espirrar, cobrir a boca com lenço descartável ou antebraço. Jogar o lenço fora imediatamente;

- em viagem, evitar comer alimentos de origem duvidosa ou preparados de forma inadequadamente;

- evitar contato com animais silvestres ou animais doentes;

- evitar circular por locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas.

No dia a dia, as principais recomendações para evitar o contágio são: lavar a mão regularmente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, usar álcool em gel e não cumprimentar as pessoas com aperto de mão, abraços ou beijo. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte de dentro do braço ou cobrir a boca com lenço descartável.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.