Fábio Dias
03/05/2021
Garça ACIG 

Comércio garcense vive nova Fase de Transição do Plano SP e tem horário de funcionamento estendido


Até o próximo dia 9 de maio o comércio garcense vive a nova Fase de Transição do Plano SP. Na última sexta-feira, 30, o prefeito João Carlos dos Santos publicou o Decreto 9.302 com as normativas que regem o período

“Desde sábado, dia 1.º de maio, quando estivemos fechados em razão do Feriado Nacional, estão vigorando as novas regras. Houve uma maior flexibilidade na abertura do comércio e isso traz novas expectativas. Estamos numa semana significativa para a economia. Dias que antecedem o Dia das Mães, que acontecerá no domingo. Essa abertura veio no momento certo”, falou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, João Francisco Galhardo.

O novo Decreto segue as orientações do Plano São Paulo e, entre as novas medidas, está o funcionamento, até às 20h, do comércio, das atividades culturais, academias, restaurantes e afins.

Segundo o presidente, a expectativa dos empresários, dos lojistas, é de aumento nas vendas no Dia das Mães em 2021, comparando com o ano passado, principalmente por causa da flexibilização do comércio não essencial. 

“Sabemos que as vendas não vão salvar a economia, mas certamente um incremento nas vendas vai trazer um fôlego para nosso lojista que vem sendo, diariamente, desestimulado. Muitos estão fechando as portas”, falou o vice-presidente da Acig, Mauro José de Sá

O novo Decreto estabelece que as atividades comerciais, tanto quanto as culturais, podem ter atendimento presencial entre 6h e 20 horas. Essa abertura se estendeu para academias, restaurantes e similares (consumo no local), salão de beleza e barbearia. Foram mantidas as restrições das atividades religiosas. 

“As atividades presenciais individuais e coletivas: de segunda a sábado, uma atividade por dia. Já no domingo poderão ter duas atividades por dia”, estabelece o Decreto 9.302.

No entanto é importante que todos se atentem às normas publicadas: trabalhar com 25% da capacidade de ocupação do estabelecimento e aplicação de protocolos sanitários rigorosos; toque de recolher das 20h às 5h; tele trabalho para atividades administrativas não essenciais; escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias.

 “Mais uma vez lembramos que não sejam esquecidas as medidas sanitárias, que os lojistas usem, e exijam de seus clientes, as máscaras, que ofereçam o álcool em gel, que mantenham o distanciamento físico”, falou Galhardo frisando a importância das medidas sanitárias.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.