Fábio Dias
14/05/2021
Garça 

Mais de 80% dos MEI relatam queda no faturamento, aponta Sebrae

De cada 100 microempreendedores individuais (MEI) no Brasil, 82 revelaram que tiveram perda de faturamento.


De cada 100 microempreendedores individuais (MEI) no Brasil, 82 revelaram que tiveram perda de faturamento. Essa categoria de empreendedores foi a mais prejudicada pela pandemia do coronavírus, de acordo com levantamento realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre as empresas de micro e pequeno portes, 74% relataram queda de faturamento, número aproximadamente 10% inferior às perdas observadas entre os MEI.

São mais de 11 milhões de microempreendedores individuais em atividade no país. Em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, foram criados 2,6 milhões de novos MEI, o maior número dos últimos cinco anos.

Ainda segundo o Sebrae, 60% dos microempreendedores individuais procuraram as instituições bancárias para pedir empréstimos, mas apenas 28% obtiveram êxito.

Por isso, aponta o Sebrae, são necessários estímulos como os do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) Maquininhas, criado pelo governo federal, em 2020, para aumentar a concessão de crédito para os pequenos negócios. Em menos de dois meses esse programa atendeu mais de 112 mil donos de pequenos negócios e disponibilizou aproximadamente R$ 3,19 bilhões em crédito.

Os principais beneficiários dessa modalidade de empréstimo, feita por meio das maquininhas de cartão de crédito, foram os MEI e os donos de microempresas.

A pesquisa feita pelo Sebrae também detectou que houve um aumento no número de microempreendedores individuais que passou a usar a internet para vender os seus produtos, passando de 44%, em 2009, para 69%, em 2021, o que representa um incremento de 56%.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.