Fábio Dias
21/06/2021
Garça Variedades 

Frio chegou: estação do Inverno começou a 00h32 de hoje

Às 00h32 de hoje, segunda-feira, 21 de junho, ocorreu o solstício de inverno no Hemisfério Sul.

Às 00h32 de hoje, segunda-feira, 21 de junho, ocorreu o solstício de inverno no Hemisfério Sul. Teve início o período do inverno e, marcada por temperaturas baixas e clima menos chuvoso, a estação promete dias de frios pelo menos no sudeste brasileiro. O inverno começa com frio e chuva para áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Foi o que disse na previsão do tempo na sexta-feira, dia 18, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No início do inverno, em julho, apenas uma frente fria de forte intensidade vai conseguir chegar ao estado paulista, provocando bastante chuva e deixando o tempo frio por alguns dias, analisa a meteorologista Ana Clara Marques, da Climatempo.

No entanto, ela explica que a atmosfera vai ficando cada vez mais seca e as condições para chuva diminuem significativamente ao longo da nova estação.

O restante do mês de julho será com muitos dias de sol e céu claro, temperaturas altas para a época do ano, com a umidade do ar abaixo dos níveis recomendados entre a capital, a região de Campinas e o interior.

A partir do mês de agosto as frentes frias e as massas de ar frio devem conseguir chegar com maior intensidade ao estado, deixando o céu nublado e as temperaturas baixas, inferiores aos níveis médios climatológicos.

São esperados alguns eventos de chuva forte entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba neste período.

No final do inverno, em setembro, o sol volta brilhar forte no estado e a atmosfera ainda vai estar seca. Essa combinação favorece a ocorrência de ondas de calor, por isso a previsão é que o mês fique com temperaturas altas para a época do ano. Não tão altas quanto em 2020, quanto tivemos recorde de temperatura em diversas regiões, mas ainda assim deve ser um final de estação bem quente.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.