Fábio Dias
17/06/2021
Garça 

Secretaria de Cultura de Garça convida para Oficina Pontos MIS “Stop Motion: animação em casa”

A Secretaria de Cultura de Garça – Secult, convida todos para participarem, até amanhã, dia 18 de junho, da Oficina PONTOS MIS Stop Motion: animação em casa.

A Secretaria de Cultura de Garça – Secult, convida todos para participarem, até amanhã, dia 18 de junho, da Oficina PONTOS MIS Stop Motion: animação em casa. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria por DM, Messenger ou no telefone (14) 3471-1616. O evento é totalmente gratuito e on-line. Ele vem acontecendo desde segunda-feira (14) e prossegue até amanhã (18) sempre das 16 às 18 horas. A oficina é ao vivo pelo ZOOM.

Semanalmente, o Pontos MIS oferece uma oficina ao vivo pela plataforma Zoom com inscrições pela Sympla. Cada cidade pode inscrever até 50 participantes, que podem escolher o dia da semana em que assistirão à aula, que tem duração de duas horas. O link de acesso à aula será enviado automaticamente no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado. 

A oficina, ministrada por Marta Russo, introduz o participante na arte do stop motion, apresentando todas as etapas do processo de criação de uma animação de curta duração utilizando essa técnica: elaboração do roteiro, storyboard, desenvolvimento e criação de personagens, criação de cenários, fotografia (quadro a quadro), edição de imagens e sonorização. Cada participante realizará um filme de animação de no máximo 1 minuto, que será enviado posteriormente para o Pontos Mis. 

Quem já assistiu a filmes como “A fuga das galinhas”, “Coraline”, “Noiva cadáver” ou “Shaun, o carneiro”, deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações: o stop motion. Ele permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto, onde o objeto é movido em diferentes posições, possibilitando, assim, a ideia de movimento, já que o fenômeno da persistência retiniana provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo. 
 
Sobre a professora

Marta Russo é formadora de produção audiovisual (stop motion) e educação midiática para professores da rede municipal de São Paulo. É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie, possui gós-graduação em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela ECA-USP E Cursou Jornalismo e Políticas Públicas na USP – ANDI (Agência Nacional dos Direitos da Infância). Coordenou a olficina de animação na Kinoforum (Mostra Internacional de Curtas Metragens), coordena oficinas de vídeo e animação stop motion em escolas, unidades do Sesc e Pontos de Cultura. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha), apresentando o trabalho sobre stop motion "Protagonismo, Comunicação e Ludicidade". 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.