Fábio Dias
10/06/2021
Garça 

Vacinação contra a gripe atingiu apenas 37,7% do público alvo em Garça

Apesar do longo tempo e até mesmo de um "Dia D" de vacinação apenas 6.547 pessoas tomaram a vacina contra gripe em Garça. 

Apesar do longo tempo e até mesmo de um "Dia D" de vacinação apenas 6.547 pessoas tomaram a vacina contra gripe em Garça.  A meta, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar 17.362 pessoas até 9 de julho. Imunização contra o vírus influenza continua nas unidades de saúde em Garça, das 8h às 17h.

Apenas 37,7% dos garcenses elegíveis a tomar a vacina contra o vírus da gripe já se vacinaram e os números trazem preocupação. A vacinação contra o vírus influenza começou em 2 de abril e ontem, dia 9 de junho, entrou na terceira e última fase da campanha.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde as unidades que apresentam maior número de vacinados em Garça são: USF Helena Muller – 1.678 doses aplicadas; USF Dr. José Martinho Palermo - 825 doses; USF Dr. Asdrúbal Borges de Barros – 817 doses aplicadas.

A divulgação mostra que a aplicação da vacina vem se intensificando neste mês de junho, o que pode ser explicado pelo fato de muitos do público alvo já terem tomado a vacina contra o Coronavírus. No mês de abril foram aplicadas apenas 32 doses da vacina contra gripe em Garça. Em maio, segundo o Ministério da Saúde, foram aplicadas 2.012 doses, sendo que o maior número de aplicações se deu no final do período, entre os dias 20 e 27. Somente no dia 27 de maio foram registradas as aplicações de 1.845 doses.

No mês de junho os dados são do último dia 3, e mostram a aplicação de 4.503 doses. Resta um mês para que esses números cheguem na meta proposta pelo Ministério da Saúde.

Entre os grupos elegíveis a tomar a vacina até o momento na cidade, 4.144 doses do imunizante foram aplicadas em idosos; 1.374 em crianças; 622 em trabalhadores de Saúde; 196 doses foram aplicadas em profissionais da educação; 195 em gestantes e 16 em puérperas.

A terceira fase da campanha que começou ontem, 9 de junho, tem como público alvo pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Neste ano a campanha da gripe começou com inversão na ordem do grupo prioritário. Também por conta da pandemia, e da imunização de idosos contra a Covid, crianças de seis meses a seis anos e gestantes foram vacinadas antes da população acima de 60 anos.

 

Aplicação de doses por Unidade de Saúde em Garça

- USF Jafa – 281

-USF Região Oeste – 404

- USF Rebelo – 497

- USF Palermo (I e II) – 825

- USF Helena Müller (atende também USF Glenda) – 1.678

-  USF Labienópolis – 371

- USF Araceli (I e II) – 433

- USF Eucaliptos (I e II) – 678

- USF Barros – 817

- USF Mariana I - 563.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.