Fábio Dias
26/07/2021
Garça ACIG 

Acig se junta a 42 Associações Comerciais da rede Facesp e dá a largada na qualificação do comércio por meio dos polos EAD da FAC

A Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, faz parte de um grupo com 42 outras Associações Comerciais do Estado de São Paulo que dará início a capacitação e a qualificação do comércio, por meio dos polos de ensino a distância (EAD) da Faculdade do Comércio (FAC-SP)

A Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, faz parte de um grupo com 42 outras Associações Comerciais do Estado de São Paulo que dará início a capacitação e a qualificação do comércio, por meio dos polos de ensino a distância (EAD) da Faculdade do Comércio (FAC-SP), instituição de ensino da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

O gerente da Acig, Fábio Dias, esteve em São Paulo na última sexta-feira, 23, participando da super capacitação para instalação dos polos EAD. O evento foi realizado no auditório do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), na capital paulista, e seguiu todos os protocolos de saúde e contou com a presença de representantes das entidades, que darão a largada nesta nova etapa de democratização do conhecimento via rede associativista.

“É mais um passo que estamos dando. É uma novidade, e estamos conhecendo os processos. Foi uma capacitação, foi mais um processo de concretização e agora o foco é a implantação, a divulgação e a inscrição dos alunos”, falou Dias.

Para o vice-presidente da Acig, Mauro José de Sá a implantação da faculdade em Garça vem para somar junto ao cenário educacional da cidade. 

“Não é uma concorrência com as instituições já existentes, cujos serviços prestados estão acima de observações. O objetivo é somar e trazer mais um leque para aqueles que buscam uma capacitação superior. Vem para somar com a Fatec, Faef, Iesg, Univesp, Anhanguera e todas as outras. Hoje Garça pode se orgulhar quando se fala em Educação Superior”, frisou Mauro.

Na sexta-feira, de forma interativa e didática, o passo a passo da instalação e da operação dos polos foi apresentado. Entre as informações repassadas estiveram: dados sobre o mercado EAD; cursos oferecidos; repasses às entidades; campanhas de marketing; e estratégias de atuação do setor comercial. Um manual de instalação dos polos foi entregue aos participantes. 

“As Associações Comerciais entram em uma nova era”, afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, que participou da abertura da super capacitação. “Além da representação institucional e da oferta de soluções para ajudar o negócio do associado, nossas entidades passam a atuar no campo educacional, qualificando o comércio para que se mantenha atualizado e competitivo e continue gerando renda e riqueza”.

Cotait destacou que a FAC tem “um nicho específico: capacitar o comércio para o mercado digital. “Aproveitem esta nova ferramenta que a Facesp criou para requalificarem as pequenas empresas e o comércio da sua cidade. Aqueles que evoluírem, as portas do sucesso continuarão abertas”, disse o presidente. 

Dias explicou que haverá um desconto de 30% para os associados e que está é a primeira faculdade voltada para o comércio, pensada no comércio e nas suas necessidades.

De forma virtual, o vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, avaliou que polo EAD “dará amplitude ao trabalho das ACs e também modernizará a rede”. “Estaremos mais próximos dos anseios dos empreendedores, que buscavam uma capacitação de qualidade e o acesso direto ao conhecimento relacionada a sua área de atuação”, ponderou. 

Um dos responsáveis por acompanhar e destravar a homologação dos cursos EAD no Ministério da Educação (MEC), Bertaiolli destaca que a conquista da FAC “coloca a rede Facesp em um patamar diferenciado, ao levar a oportunidade de conhecimento a todo Estado, sem distinção, dos menores aos grandes municípios”. “Com o Plano de Fortalecimento (PFor) da rede Facesp e, agora, com a chegada da Faculdade do Comércio, nossas entidades têm as condições necessárias para serem cada vez mais plurais e sustentáveis”, observou. 

“Vamos largar com 43, porém, todas as Associações Comerciais poderão se transformar em polo de ensino. Outras 12 estão com o processo muito avançado”, revelou o diretor-geral da FAC, Wilson Victorio Rodrigues. “Nosso foco é a capacitação do varejo, do comércio, do empreendedorismo”, disse. 

Diretor acadêmico da FAC, professor Roberto Macedo ressaltou que o método de ensino adotado tanto no modelo presencial quanto no ensino a distância oferecerá conteúdos que transmitirão habilidades e competências aos alunos. “O estudante receberá todo conteúdo necessário para estar plenamente capacitado para o mercado”, finalizou. (Com informações e fotos Assessoria de Imprensa Facesp)


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