Fábio Dias
16/09/2021
Garça 

“Capoeira para Todos” faz apresentações na cidade pela Lei Aldir Blanc

“Capoeira para Todos”, do Grupo de Capoeira Mandacaru de Garça, é um dos projetos premiados pelo Edital nº 004/2020 – Circula Cultura II, da Lei Federal Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

“Capoeira para Todos”, do Grupo de Capoeira Mandacaru de Garça, é um dos projetos premiados pelo Edital nº 004/2020 – Circula Cultura II, da Lei Federal Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Com a premiação em dinheiro foi possível investir, entre outras melhorias, na compra de instrumentos típicos da capoeira, utilizados por alunos nos cursos e aulas práticas de musicalidade, com o objetivo de incentivar e promover a modalidade. Em contrapartida, os integrantes realizam apresentações para a comunidade.
As apresentações contam com jogos de capoeira, samba de roda e a dança folclórica brasileira maculelê. Já foram realizadas apresentações na Escola Silvio Sartori, na zona rural, e no último sábado, dia 11, na Praça da Matriz de São Pedro. Todas gratuitas e abertas para a comunidade. Ainda serão realizadas mais quatro apresentações. São elas:

19/09 – 16h – Escola Alcyr da Rosa Lima;

24/09 – (intervalo dos alunos) Escola Norma Mônico – Jafa;

28/09 – (intervalo dos alunos) Creche Maria Leonor;

03/10 – 16h – Concha Acústica do Lago Artificial J. K. Williams.

 “A ideia é que o público interaja com a apresentação no intuito de sentir as amplas possibilidades que o aprendizado da Capoeira pode oferecer. São realizados jogos musicados, com ritmos diferentes e com instrumentos, como: berimbau, pandeiro e atabaque”, explicou o proponente do projeto, Clayton Durante Gonçalves, que faz parte do Grupo de Capoeira Mandacaru.
A capoeira é uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música. Os golpes são sua principal característica, como também movimentos complexos, feitos de forma bastante ágil. Outro fator importante, que distingue a capoeira da maioria das artes marciais, é a sua musicalidade. Quem a pratica aprende a lutar, jogar, tocar os instrumentos típicos e a cantar.
O Grupo de Capoeira Mandacaru foi criado há 21 anos pelo Mestre Adilson, com a finalidade de promover estudos, educação, coordenação de esporte em várias modalidades, proteção, divulgação e aprimoramento da capoeira. Já foram atendidas cerca de 900 pessoas neste período, formando graduados, professores e contramestre.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.