Fábio Dias
16/09/2021
Garça 

Meio ambiente: estudo identifica o que o garcense joga no lixo e o que poderia ser reciclado

De acordo com divulgações da Administração Municipal, Garça produz, aproximadamente 30 toneladas de lixo por dia.

De acordo com divulgações da Administração Municipal, Garça produz, aproximadamente 30 toneladas de lixo por dia. Com objetivo de entender o que a população está jogando fora e qual a porcentagem de lixo orgânico, reciclável e rejeitos, a Prefeitura fez um estudo técnico, por amostragem, chamado de gravimetria dos resíduos sólidos. 

De quase 1 tonelada de lixo residencial coletada para o estudo, 28,39% era de material orgânico, 57,71% de rejeitos e apenas 13,89% foi possível encaminhar para a reciclagem.

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente (SAMA) Érica Buchignani, explicou como foi coletado o material e como foi feita a análise.

“O que nos entristece é que a quantidade de rejeito está muito alta. O que é o rejeito. É aquele lixo que não tem o que fazer. Estando contaminado, estando misturado com o lixo orgânico, por exemplo, não tem como aproveitar”, falou ela.

Exemplificando ela comentou que, ao jogar uma caixa de ovo, que é de papelão, junto com o lixo da cozinha, que tem sobras orgânicas, não tem, depois, como reciclar. 

A solução apontada pela profissional é que o lixo já fosse separado, ainda na casa da pessoa (fonte geradora) em três divisões: o rejeito, que é o lixo do banheiro, que não tem como ser reciclado e tem que ser enterrado; o orgânico que pode ser transformado em adubo, em composto e essa compostagem é feita na usina; e os recicláveis, que se forem colocados separados, na frente da casa, nas lixeiras, muitos coletores autônomos passam e pegam o material ou, ele vai para a usina separado.

O estudo que irá ajudar a direcionar as ações de gerenciamento dos resíduos sólidos, foi realizado nos oito municípios que compõem o CICOP (Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo dos Resíduos Sólidos do Centro Oeste Paulista), do qual o prefeito João Carlos dos Santos é presidente.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.