Fábio Dias
17/09/2021
Garça 

PONTOS MIS: ‘Querida, Vou Comprar Cigarros e Já Volto’ é o filme do bate-papo de cinema de amanhã

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS deste sábado, dia 18, às 18h, será em torno do filme argentino “Querida, vou comprar Cigarros e já volto”, e promove debate com a participação da programadora e pesquisadora Natalia Christofoletti Barrenha e da diretora e roteirista Giuliana Monteiro na mediação.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS deste sábado, dia 18, às 18h, será em torno do filme argentino “Querida, vou comprar Cigarros e já volto”, e promove debate com a participação da programadora e pesquisadora Natalia Christofoletti Barrenha e da diretora e roteirista Giuliana Monteiro na mediação. O filme está disponível desde às 11 horas de ontem, 16, e permanecerá até o dia 18, quando acontecerá o bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube. É necessário fazer inscrição neste link https://forms.gle/RrfJ3Gpr1uHDzaSa6. (link.)

O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Garça – Secult e o MIS (Museu da Imagem e do Som). O Bate-papo Pontos MIS acontece sempre aos sábados com exibições de filmes seguidos de debates. Participam membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

O filme “Querida, vou comprar Cigarros e já volto”, dos diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat (Argentina, 2011, indicação 14 anos) se passa em diferentes épocas e países. Narra a história de um homem comum que após fazer um trato com um estranho personagem com superpoderes tem a possibilidade de voltar ao seu próprio passado e reviver a juventude. Ernesto, o protagonista, tentará recuperar oportunidades perdidas e refrear certos comportamentos para mudar seu presente cinza e insípido.

Apesar de ter a vantagem de conhecer todas as informações necessárias sobre o futuro, a experiência lhe mostrará que essa personalidade plana e seu ressentimento podem ir além desses benefícios e que não há desculpa possível para superar sua mediocridade infinita.

A sessão conta também com a parceria do Belas Artes à La Carte. O público que assistir ao filme receberá, após a sessão, um cupom para acesso por um mês gratuito na plataforma Belas Artes à La Carte.

 

Giuliana Monteiro

A mediadora do Bate-papo deste sábado é roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society, e na finalização do longa-metragem documental “Bento”.

     

 

Natalia Christofoletti Barrenha

Natalia é pesquisadora e programadora especializada em cinema latino-americano. Doutora em Multimeios pela Unicamp, realizou pós-doutorado nesta universidade e foi pesquisadora visitante na KU Leuven, na Bélgica. É autora dos livros “Espaços em conflito: ensaios sobre a cidade no cinema argentino contemporâneo”, de 2019, e “A experiência do cinema de Lucrecia Martel: resíduos do tempo e sons à beira da piscina”, publicado no Brasil em 2014 e na Argentina em 2020. Atualmente, é pesquisadora visitante na Universidade Comenius de Bratislava, Eslováquia.

 

 


SERVIÇO

Bate-papo de Cinema Pontos MIS

Filme: ‘Querida, vou comprar cigarros e já volto’

Dia 18 de setembro, às 18h

Ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=doakn7a5w-Q

O filme pode ser assistido de 16/09 (às 11h) até o dia 18/09, basta fazer a inscrição em  https://forms.gle/RrfJ3Gpr1uHDzaSa6.

Indicação: 14 anos


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.