Fábio Dias
15/09/2021
Garça ACIG 

Serviços crescem 1,1% e atingem maior patamar em cinco anos

O volume de serviços no país teve alta de 1,1% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior.

O volume de serviços no país teve alta de 1,1% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. Essa foi a quarta taxa de crescimento consecutiva do indicador, que acumula ganhos de 5,8% nos últimos quatro meses. Com o resultado, o setor atingiu o maior patamar desde março de 2016.

O dado, da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi divulgado nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os serviços também tiveram altas de 17,8% na comparação com julho do ano passado, de 10,7% no acumulado do ano e de 2,9% no acumulado de 12 meses.

O setor de serviços em Garça, somente nos sete primeiros meses deste ano, foi o responsável pela criação de 610 novas vagas no mercado formal de emprego. O número representa um aumento de 156,30% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) entre janeiro e julho desde ano, o segmento movimentou o mercado formal de empregos em Garça. Foram 1.195 contratações contra 585 desligamentos.

“Foi o setor com maior saldo de vagas nestes sete primeiros meses e também com maior número de contratações superando o comércio e a indústria que foram

 outros dois segmentos com bom desemprenho neste ano”, disse o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG-, Mauro José de Sá.

Segundo ele, o setor de serviços foi muito impactado pela pandemia da Covid-19., sendo que, no ano passado, por quatro períodos (abril, junho, agosto e dezembro) perdeu postos de trabalho (demitiu mais que contratou). Ainda assim, conseguiu finalizar o ano com saldo positivo de vagas.

“Garça terminou 2020, apesar da pandemia, com saldo positivo de vagas no setor de serviços e começamos o ano bem. A expectativa de uma vacina, trouxe alento e assim, nos três primeiros meses deste ano, o segmento deu uma expandida. Infelizmente em abril, quando o país viveu a maior crise da pandemia da covid 19, o número de contratações diminuiu. Ainda assim, terminou o mês com saldo positivo”, falou Mauro.

Para o dirigente garcense, a recuperação da economia e a redução do distanciamento social proporcionaram aos serviços a retomada de sua atividade. O setor terciário, como também é chamado, é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. 

Os dados do Novo Caged mostram que geração de novos postos de trabalho vem caindo no decorrer do ano, mas ainda assim os números são animadores.

“Agora que estamos com uma porcentagem significativa da população vacinada, fica a expectativa para a terceira dose da vacina contra a covid 19. Ainda temos a preocupação com essa nova cepa e com a inflação que chega aos dois dígitos. Tudo isso, infelizmente, pode brecar essa retomada da economia”, comentou Mauro José de Sá.


Atividades

Na passagem de junho para julho deste ano, duas das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta: serviços prestados às famílias (3,8%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%).

“Essas duas atividades são justamente aquelas que mais perderam nos meses mais agudos da pandemia. São as atividades com serviços de caráter presencial que vêm, paulatinamente, com a flexibilização e o avanço da vacinação, tentando recuperar a perda ocasionada entre março e maio do ano passado”, disse o pesquisador do IBGE Rodrigo Lobo.

Nos serviços prestados às famílias, o avanço foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos, que costumam crescer em julho devido às férias escolares.

Por outro lado, três atividades tiveram queda em seu volume: serviços de informação e comunicação (-0,4%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%) e os outros serviços (-0,5%).


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.