Fábio Dias
14/10/2021
Garça ACIG 

Começa hoje o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça

Começa hoje, dia 14, e se estende até amanhã, dia 15, o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça.

Começa hoje, dia 14, e se estende até amanhã, dia 15, o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça. Este ano, o evento será presencial e será realizado no Garça Tênis Clube, localizado na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 100, Bairro Williams, com início das atividades para o público a partir das 13h de quinta. Além do concurso, haverá também palestras técnicas, exposição dos patrocinadores e demonstração das ações desenvolvidas para a promoção do Turismo Rural no município.
Em sua 4ª edição, o evento já se consolidou entre os produtores, como grande oportunidade para seleção e premiação dos melhores lotes produzidos a cada ano, além de servir como incentivo à constante melhoria da qualidade, como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valores ao produtor, estimulando, ainda, a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.
A valorização do produto pode ser percebida nas negociações que aconteceram no evento realizado em 2019, última edição presencial antes da pandemia, destacando a qualidade alcançada. Na época, enquanto a saca do café custava, em média, R$ 400, houve lote arrematado por R$ 1.700 a saca. Nesta mesma edição do concurso, vários cafés atingiram pontuações altas, chegando a 87 pontos. Ressaltando que, para ser considerado café especial é necessário atingir acima de 80 pontos na classificação.
O concurso é uma realização do ConGarça - Conselho do Café da Região de Garça, e CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável, com promoção da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça e, entre os apoiadores, a  Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG – e Prefeitura Municipal.
Puderam se inscrever para o concurso, os produtores dos municípios que fazem parte do processo da Indicação Geográfica – IG da Região de Garça. São eles: Garça, Vera Cruz, Gália, Fernão, Duartina, Lucianópolis, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Guarantã, Pirajuí, Cafelândia e Marília.
Os concorrentes disputam com lotes de café Arábica nas categorias Café Natural e Cereja Descascado. No encerramento do concurso serão ofertadas premiações para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria. Todos os produtores inscritos receberão laudo de qualidade do café e certificado de participação no concurso.
Haverá, entre as novidades desta edição, a etapa em que os melhores lotes passarão pelo voto popular. O público presente poderá provar e escolher o café de sua preferência. Outra modalidade inédita durante o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça será a escolha das melhores embalagens por um júri formado somente por mulheres.

 

Confira a programação completa e participe.
Dia 14, quinta-feira
- 8h: Prova e avaliação dos cafés do concurso pelos Q-Graders convidados (evento não aberto ao público)
- 13h: Abertura do Evento
- 14h: Palestra: IG – Noções e Características, com Rui Bertho Júnior (Instituto Federal)
- 15h: Prova popular dos três primeiros colocados do concurso do café nas categorias Natural e Cereja Descascado (CD)
- Apresentação das marcas e embalagens de Cafés da Região de Garça
- 18h: Encerramento
Dia 15, sexta-feira
- 8h: Abertura do Evento
- 9h: Palestra: Emprego de Microrganismos como Culturas Iniciadoras em Fermentações de Café na Região de Garça, com os palestrantes: Claudia Dorta (Fatec Marília); Renata Bonini Pardo (Fatec Marília) e Adriana Novais Martins (APTA/SAA)
- 10h: Palestra: O Barismo no mercado de café com Leandro Moeda (Café do Barista)
- 11h: Intervalo para Almoço
- 13h: Prova popular dos três primeiros colocados do concurso de café nas categorias Natural e Cereja Descascado (CD)
- 14h: Votação das melhores marcas e embalagens dos Cafés da Região de Garça
- 16h: Divulgação do resultado do Concurso de Cafés – Premiação e Leilão
- 18h: Encerramento e Confraternização.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.