Fábio Dias
15/10/2021
Garça 

Prefeito e vice-prefeito prestigiam abertura do 4ª Concurso De Cafés Especiais Da Região De Garça

Ontem teve início o 4º Concurso De Cafés Especiais Da Região De Garça, que continua hoje, dia 15, e está acontecendo nas dependências do Garça Tênis Clube.

Ontem teve início o 4º Concurso De Cafés Especiais Da Região De Garça, que continua hoje, dia 15, e está acontecendo nas dependências do Garça Tênis Clube.
Apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal, SEBRAE, ACIG – Associação Comercial e Industrial de Garça – e CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. O prefeito João Carlos dos Santos e o vice-prefeito Flávio Peres prestigiaram a abertura do evento.
A promoção do concurso é da GSCA - Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça, e a realização é do ConGarça – Conselho do Café da Região de Garça – e da CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável.
O concurso vem valorizando, ano a ano, a rede envolvida na produção dos cafés da nossa região. São duas categoriais analisadas: natural e cereja e descascado.
Cafeicultores das 15 cidades que integram a IG – Indicação Geográfica – Cafés da Região de Garça estão participando. São elas, em ordem alfabética: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.
Na abertura, Flávio Peres, que é cafeicultor, falou sobre o mercado cafeeiro, a valorização do produto e também sobre a situação da recuperação da Garcafé, a qual está empenhado. “Quando tivermos a cooperativa pronta para funcionar de novo vamos nos reunir e decidir juntos qual caminho seguir. Hoje vejo que é muito importante oferecer assistência ao pequeno e médio cafeicultor”, disse ele.
“Este projeto me deu o prêmio de Prefeito empreendedor, em São Paulo e depois fui até Brasília, concorrendo nacionalmente. Mas este projeto é de vocês, cafeicultores, e fico muito feliz em estar entre vocês e poder colaborar com esta atividade que gera riqueza, gera empregos para nossa cidade e região, e gera, principalmente, a certeza que teremos um futuro promissor, com mais desenvolvimento para todos”, falou o prefeito João Carlos.  

A região de Garça tem mais de 100 anos de história na cafeicultura. Os cafés produzidos por aqui abastecem o mercado interno, onde grãos são utilizados para formar cafés torrados e moídos de várias marcas e na composição de blends, e são exportados para mais de 20 países ao redor planeta.
Entre organizadores, produtores e convidados, também estavam presentes na abertura do evento: a presidente do Fundo Social  Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos, Mara Peres, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Flávio Cotait, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, o secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, a secretária de Cultura, Susy Mey Truzzi, e a diretora de Turismo, Márcia Praxedes. O presidente da Câmara Municipal, Rafael Frabetti, representou o legislativo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.