Fábio Dias
24/02/2022
Garça 

Morador de Jafa é preso em flagrante por maus-tratos a animais

Um homem, de identidade não revelada, foi preso na tarde de terça-feira, 22, em Jafa por maus tratos a três cachorros.

Um homem, de identidade não revelada, foi preso na tarde de terça-feira, 22, em Jafa por maus tratos a três cachorros. O flagrante aconteceu graças à ação da ONG Spaddes de Marília, que atua em toda a região no combate a esse tipo de crime que se repete com frequência, apesar do rigor da lei que prevê pena de dois a cinco anos de prisão para os infratores, além de multa. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima, que levou a equipe da ONG até uma residência na Rua Geni dos Santos. No local encontraram três animais (duas fêmeas de porte pequeno e um macho de porte médio) em situação de maus tratos. O tutor dos animais não estava na hora da fiscalização, mais no interior do imóvel haviam duas pessoas que autorizaram a entrada da equipe. Durante a fiscalização foi constatado que os animais não tinham abrigo adequado, alimentação, e muito menos água.

“O alimento que foi encontrado no chão estava podre, com várias moscas, os animais também estavam lotados de carrapatos”, relataram os fiscais da ONG em nota à imprensa. Questionado sobre a situação dos cachorros, o casal que estava na casa disse que não eram os responsáveis, e que estavam morando no imóvel do dono dos animais de favor. No entanto, já teriam alertado o tutor sobre a situação crítica dos bichinhos, mais o mesmo não demonstrou preocupação. 

Após a constatação dos maus tratos feita pelo médico veterinário da ONG, a Polícia Civil de Garça foi acionada. Dois investigadores compareceram ao local e deram voz de prisão ao proprietário dos cães assim que ele chegou ao local. Encaminhado à Delegacia do Município, o tutor foi autuado em flagrante pelo crime de maus tratos e posteriormente foi encaminhado à prisão, ficando à disposição da Justiça. Os animais resgatados foram recolhidos e encaminhados para tratamento, e posteriormente estarão disponíveis para adoção responsável. * 

A situação degradante dos cães – sem abrigo adequado, alimentação e água – fez o acusado ser preso em flagrante.

A Lei 1.095/2019, sancionada em 2020, determina que a prática de abuso e maus-tratos a animais seja punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. (Foto: Divulgação)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.