Fábio Dias
24/03/2022
Garça Variedades 

Casos confirmados de dengue ultrapassam 600 em Garça

A Secretaria Municipal de Saúde apontou nesta quarta-feira, 23, que Garça já ultrapassa os 600 casos de pessoas infectadas pela dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde apontou nesta quarta-feira, 23, que Garça já ultrapassa os 600 casos de pessoas infectadas pela dengue. Para ser mais exato a cidade totaliza 612 casos positivos da doença, mas a pasta não divulgou quantos são importados e quantos são autóctones. Muitos ainda aguardam os resultados dos exames realizados.

Garça figura entre as cidades com maior número de casos na região, e vem realizando ações continuas para combater a proliferação.

A situação preocupa e muitos criadouros estão nas estruturas das residências onde se acumulam água como lajes calhas e em objetos servíveis como vasilhas de alumínio, vasos, bebedouros para animais de estimação, recipientes plásticos, entre outros.

“É uma responsabilidade dividida. Temos participado, da forma que nos compete, nessa tarefa de combater a proliferação. Distribuímos caçambas no centro comercial e orientamos os lojistas para que façam a limpeza, eliminem os criadouros e descartem os inservíveis nas caçambas disponibilizadas. Cada um tem que fazer sua parte”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), Fábio Dias.

De acordo com o dirigente, é muito importante que cada um faça sua parte, que os lojistas façam uma vistoria periódica nos estabelecimentos, uma vez que a prevenção é o melhor tratamento no combate ao mosquito transmissor da doença.

O Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Garça continua com as nebulizações em toda a cidade para combater o mosquito Aedes aegypt, que também transmite a Zika, febre Chikungunya e febre amarela. Hoje, quinta-feira, dia 24, das 7h às 13h, os agentes de saúde e os de endemias estarão nebulizando as casas do Bairro Hilmar Machado de Oliveira e Jardim Nova Garça.
É importante que a população colabore neste enfrentamento contra a dengue, abrindo suas casas e deixando as equipes da saúde trabalhar conforme os protocolos do Estado e do Governo Federal.
O veneno aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta, por isso, é preciso deixar o veneno agir dentro dos imóveis, mantendo abertas as portas e janelas, pois uma das características do Aedes aegypt é ficar dentro das casas.
“Ressaltamos que a nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Portanto, trata-se de uma responsabilidade compartilhada e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito”, divulga o setor.
Embora tenha sido ampliado o número de agentes para realizar o Controle de Criadouros (CC) e a nebulização nas casas, o Setor de Vigilância Sanitária enfatiza que Garça não irá diminuir o número de contaminações se a população não ajudar.   
 
PREPARE SUA CASA


Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. São eles:
- Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
- Alimentos, água e utensílios de cozinha;
- Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
- Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos
- Retire ou mantenha levantadas: roupas de cama e toalhas de mesa.
- Mantenha abertas: portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida
- Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
- Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.