Fábio Dias
02/05/2022
Garça 

Garcense que mantinha rinha de galos é preso e multado em R$ 36 mil

A Polícia Civil de Garça estourou na última quarta-feira, 28, uma rinha de galos que funcionava numa casa do Jardim Paineiras.

A Polícia Civil de Garça estourou na última quarta-feira, 28, uma rinha de galos que funcionava numa casa do Jardim Paineiras. A ação contou com a participação efetiva de policiais militares do Batalhão da Policia Ambiental de Marília, que atuaram dentro da operação Interior Mais Seguro, Paz e Proteção. Uma arena e vários animais mutilados e com ferimentos provocados durante as disputas foram encontrados em gaiolas na garagem da residência, que fica na Avenida Paineiras. Os policiais ambientais chegaram ao local após acionamento da Polícia Civil, e constataram o crime de maus tratos a animais. Presos nas gaiolas foram encontrados 44 galos, todos feridos, com lesões no peito, asa, dorso. Doze deles tinham sinais de mutilação. 

De acordo com a veterinário responsável pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acionado para avaliar o caso, os ferimentos dos animais caracterizavam o envolvimento deles em brigas. Os galos apreendidos apresentavam indícios (lesões atuais e saradas) de terem sido submetidos a duelos na rinha, bem como as esporas foram mutiladas (cortadas) para serem colocadas as esporas artificiais. Os galos estavam em gaiolas de madeiras, individuais, justamente para evitar as brigas. 

Os combates ocorrem nas rinhas, normalmente presenciadas por diversas pessoas de Garça, de cidades vizinhas e da zona rural. Tudo indica que a prática era costumeira no local, atraindo várias pessoas, em sua maioria criadores que também trazem seus animais para as lutas na arena. O dono da casa e das aves, apontado como responsável pela rinha, foi localizado em um terreno baldio e preso em flagrante. Por conta dos evidentes maus tratos as aves, foi elaborado um auto de infração ambiental com penalidade de multa no valor de R$ 36 mil. O crime ambiental de maus tratos está capitulado no artigo 32 da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, sendo prevista detenção de 3 meses a 1 ano e multa. 

Os animais foram encaminhados para local seguro, onde receberão atendidos pela veterinária da prefeitura. (Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.