Fábio Dias
25/05/2022
Garça 

Hoje tem nebulização contra a dengue nos bairros Ferrarópolis e Cascata

A Prefeitura de Garça continua com as nebulizações em toda a cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, que também transmite o Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela.

A Prefeitura de Garça continua com as nebulizações em toda a cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, que também transmite o Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela. Hoje, quarta-feira, dia 25, das 7h às 13h, os agentes de saúde e os agentes de endemias estarão nebulizando os imóveis dos bairros Ferrarópolis e Cascata.
A Secretaria da Saúde, ampliou o número de agentes para realizar o Controle de Criadouros (CC) e a nebulização nas casas, assim como está realizando diversas ações para o controle da doença, porém, Garça não irá diminuir o número de contaminações se a população não ajudar.
É importante que as pessoas colaborem com este enfrentamento contra a dengue, abrindo suas casas e deixando as equipes da saúde trabalharem conforme os protocolos do Estado e do Governo Federal.
O veneno aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta, por isso, é preciso deixar o veneno agir dentro dos imóveis, mantendo abertas as portas e janelas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas.
A nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Portanto, trata-se de uma responsabilidade compartilhada e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito.
 
Prepare sua casa:
Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. São eles:
 
- Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:

Alimentos, água e utensílios de cozinha;

Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)

Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos

 
- Retire ou mantenha levantadas:

Roupas de cama;

Toalhas de mesa.

 
- Mantenha abertas:

Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida

 
- Atenção:
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se na casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.
 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.