Fábio Dias
09/08/2022
Garça 

Delegado convoca líderes comunitários para reativação do Conseg em Garça

Com o objetivo de envolver a comunidade nas decisões relacionadas à segurança pública, a Polícia Civil de Garça

Com o objetivo de envolver a comunidade nas decisões relacionadas à segurança pública, a Polícia Civil de Garça, através do delegado de Polícia Titular da Delegacia do Município, Antônio Carnezi Filho, se mobiliza para reativar o Conselho Comunitário de Segurança de Garça, que está inativo há vários anos. Os Consegs são grupos de pessoas que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Através do órgão, é possível estabelecer um diálogo frente-a-frente entre a sociedade e os poderes públicos, trazendo à tona os anseios do cidadão comum. No entanto, para que o trabalho dê resultado, é necessário que haja ampla representatividade no conselho. Por isso, a Polícia Civil busca o maior número de voluntários possíveis, e convoca os garcenses a integrarem o Conseg.

Líderes comunitários da cidade, empresários, comerciantes, representantes da sociedade civil organizada, bem como munícipes em geral engajados nas questões da segurança pública estão sendo convidados a participarem de uma reunião amanhã, dia 10 de agosto, que tem por objetivo debater a reativação do órgão. 

Durante o encontro, marcado para acontecer às 16 horas na Delegacia do Município, deve ocorrer a formalização dos membros e escolha do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, que atuará no biênio 2022-2024. Criado por decreto, o Conseg permite a comunidade, através de seus representantes, discutir, analisar, planejar, acompanhar a solução dos problemas de segurança e obter as respostas do serviço público ao mesmo tempo em que fiscaliza o trabalho que está sendo realizado pelos órgãos de segurança. 

O Conselho tem como representantes natos o delegado titular da Polícia Civil, além do comandante da Polícia Militar da área, no caso o comandante da 4ª Cia da PM, mas pode – e deve – ter também representantes da sociedade. O delegado Antônio Carnezi explica que a retomada do Conseg será de grande importância aos moradores de modo geral, já que o objetivo do Conselho é reunir representantes de vários órgãos de classe, entidades, representantes de bairros, em prol da prevenção coletiva em segurança pública por parte da Polícia Civil e Militar junto à comunidade garcense. 

Em Garça o Conseg ficou desativado por vários anos, e agora através da mobilização da Polícia Civil será reativado a fim de tratar as demandas existentes em segurança pública.

 “Na verdade, o Conseg é um grupo de apoio à Secretaria de Segurança Pública nas relações comunitárias, constituindo-se de um canal privilegiado de participação cidadã, cuja finalidade é assegurar um fluxo de informações relevantes à Polícia Estadual e auxiliar outros órgãos públicos e privados no encaminhamento e resolução das demandas legítimas da comunidade com foco na prevenção primária, promoção da segurança coletiva e da paz social”, explica o delegado titular do município. 

Reunindo-se periodicamente, o cidadão poderá apresentar as demandas, e em conjunto com ambas as polícias (Civil e Militar), ações em segurança pública serão traçadas para combater o crime. 

Para o delegado, a ação dos Consegs é fundamental para melhorar a segurança dos municípios. 

“A polícia trabalha o efeito. A causa deve ser tratada pela sociedade e suas entidades”, observa Carnezi. (Garça em Foco)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.