
O garcense Omar Aziz agora é brasiliense, além de paulista e cidadão do Amazonas
Atuação do senador no arcabouço fiscal, para manter fundo do Distrito Federal, motivou a honraria.
O senador garcense Omar Aziz (PSD-AM) agora é cidadão honorário de Brasília. Além de ser paulista, nascido em Garça, e também amazonense, onde recebeu recentemente a cidadania da Assembleia Legislativa (ALE-AM).
Dessa forma, foi na terça-feira (8) que a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador do Amazonas.
O reconhecimento, proposto pelos deputados e correligionários do PSD no DF, Robério Negreiros e Jorge Vianna, foi por conta dos serviços prestados por Aziz ao país e à capital brasileira.
Mais especificamente, a honraria foi dada porque o senador do Amazonas, como relator do arcabouço fiscal, no Senado, defendeu a manutenção dos repasses da União à capital federal. Isso, por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
No valor de R$ 23 bilhões, o fundo é destinado aos investimentos em segurança, saúde e educação no DF.
Aziz também ganhou destaque nacional como presidente da CPI da covid, em 2021, sendo uma das vozes mais incisivas de oposição ao governo de Jair Bolsonaro à época.
Seu trabalho na comissão foi fundamental para agilizar a compra e distribuição da vacina contra a covid-19 para a população.
Políticos do Amazonas e do DF, empresários e representantes de segmentos da sociedade civil brasiliense compareceram à Câmara Legislativa para prestar homenagem a Aziz.
O presidente da câmara, deputado Wellington Luiz (MDB), enfatizou a gratidão da população de Brasília a Aziz pelo empenho na manutenção do fundo constitucional.
“Perder o fundo seria um dano irreparável ao DF. Portanto, a participação efetiva do senador Omar Aziz, no episódio, foi fundamental e, por isso, estamos gratos e honrados”.
Força Política
A força política e a capacidade de negociação de Aziz, na manutenção do fundo, foram reforçadas pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).
O líder do partido no Senado enalteceu a trajetória política do senador do Amazonas, um dos fundadores do PSD e, segundo Alencar, “um dos melhores governadores da história do Amazonas”.
Para o senador baiano, a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília a Aziz é uma “honraria a quem merece recebê-la”.
Durante a homenagem, o empresário e presidente da legenda no DF, Paulo Octávio Pereira, aproveitou o momento a pré-candidatura do senador Omar Aziz ao cargo de governador do Amazonas para as eleições de 2026 e destacou a importância do político ao estado.
“O senador Omar Aziz é um político que o Amazonas ama. Quero vê-lo eleito governador em 2026. Quero vaticinar que teremos um candidato fortíssimo ao Governo do Amazonas”.
Coragem
Em nome do Governo do Distrito Federal, o secretário de Relações Institucionais, Agaciel Maia, endossou que os moradores de Brasília têm uma dívida de gratidão com Aziz pela coragem de fazer o enfrentamento na defesa do fundo.
“Brasília toda lhe é grata”, afirmou o presidente do PSD em Brasília, o ex-senador Paulo Octávio Pereira.
Ele citou os momentos de apreensão vividos neste ano, quando Aziz convenceu os pares sobre a importância do fundo do Distrito Federal.
Do mesmo modo, ratificou a importância de Aziz na manutenção do fundo, bem como à frente da CPI da covid a presidente do PSD mulher do DF, Deborah Carvalhido.
“O nome do senador está registrado nos anais da história”, disse.
Lisonjeado
“Agora sou cidadão de fato e de direito, de Brasília”, disse Aziz, ao se dizer lisonjeado com a homenagem dos deputados.
Ele narrou os acontecimentos que levaram à manutenção do fundo do DF, que representou “uma questão de justiça com Brasília”.
Entre outras ações políticas, ele anunciou que seu papel agora será “trabalhar na pacificação do país”.
O Papel Da ZFM
O senador aproveitou o seu discurso no parlamento do DF para lembrar da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e de que o Brasil precisa passar a enxergar o polo industrial de Manaus como um vetor de desenvolvimento nacional.
“O Amazonas tem a Zona Franca de Manaus e somos muito gratos a todos aqueles que nos apoiam. Mas, a gente discute a ZFM e, para alguns, lá parece ser uma ilha de exceção. O modelo não é um paraíso fiscal. Ela não é subsidiada como o agronegócio, que vem sendo impulsionado por um projeto de mecanização da agricultura desde 2003, do primeiro governo Lula. Eu sou a favor desse apoio, mas não venha chamar a Zona Franca de Manaus de paraíso fiscal”, disse Aziz, que usou o tempo também para fazer um apelo pela rodovia BR-319.
Solidariedade
Presente à solenidade, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, disse que o ato em benefício do Distrito Federal, no projeto do arcabouço fiscal, é a tônica da atuação de Aziz pelo Amazonas nos seus anos de experiência.
“O gesto que o senador Omar fez com relação ao povo de Brasília é um gesto permanente da sua vida para o povo do Amazonas, repetido diariamente. O gesto de solidariedade e de visão com relação ao Estado brasileiro, seja na capital federal ou no mais longínquo município do Amazonas, dos rincões dos altos rios, é o que mede a atuação do senador Omar”, disse Saraiva.
Perfil Biográfico
Nascido em Garça, interior de São Paulo, Omar Aziz iniciou sua carreira política em Manaus há mais de 30 anos.
Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ele iniciou sua vida pública no movimento estudantil, ocupando os cargos de vereador e deputado estadual na década de 90, além de ter sido vice-prefeito de Manaus, vice-governador e governador do Amazonas e eleito duas vezes senador. Durante sua trajetória política, destacou-se por sua atuação em temas relacionados ao desenvolvimento social e econômico da região amazônica, na defesa dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, uma das mais importantes da história do Congresso Nacional.
Após cumprir o mandato de governador, Omar assumiu a vaga de senador pelo Amazonas em 2015, sendo reeleito em 2022. Durante sua trajetória política, destacou-se por sua atuação em temas relacionados ao desenvolvimento social e econômico da região amazônica, na defesa dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, uma das mais importantes da história do Congresso Nacional. (Foto: Ariel Costa/divulgação)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.