Fábio Dias
27/11/2023
Garça 

SAAE alerta para uso consciente da água: faturas de janeiro vêm com aumento

O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto-SAAE em Garça orienta a população no sentido de que repensem os hábitos, fazendo uso consciente da água.

O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto-SAAE em Garça orienta a população no sentido de que repensem os hábitos, fazendo uso consciente da água. Já pensando na rotina de final de ano, somada as altas temperaturas, a autarquia coloca que os excessos no consumo de água serão sentidos nas próximas contas.

Segundo o SAAE,  nesse período de altas temperaturas, início de férias escoares e de confraternizações, gasta-se muito, come-se muito e consome-se mais água.

Vale lembrar que no mês que vem as contas terão reajuste, e as faturas de janeiro de 2024 virão com os novos valores.

O aumento foi publicado no Diário Oficial do Município nº 2230, do dia 31 de outubro. A água consumida em dezembro já estará com o novo valor.   
Com isso, o valor mínimo de pagamento (consumo de 0 a 10 m³) passa de R$ 53,30 para R$ 55,75, sendo assim, quem consumir até 10 mil litros de água por mês pagará, já contando com a tarifa de esgoto. Um aumento de 4,59%  em relação aos valores atuais.

Segundo a publicação, a autarquia “Reajusta os serviços de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água, ..., para as contas que vencerão a partir do dia 10 de janeiro de 2023” (Acreditamos que houve um equívoco na publicação, ao colocar a data 10 de janeiro de 2023).

Segundo o divulgado, nas demais faixas de consumo o reajuste varia de 6,14% a 6,39%.

“Na tabela excedente incidirá 90% (noventa por cento) dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destino final de esgotos”, coloca ainda a publicação.

É importante que a população fique atenta ao consumo, principalmente nesta época do ano, em que, tradicionalmente, há um aumento no uso da água, devido as férias escolares, festas de final de ano, visitas e aumento nas temperaturas.

Lavar calçadas, quintais e veículos, eleva valor da tarifa, reduz volume de reservatórios e abre a ‘torneira do desperdício’.
Ao lavar uma calçada com mangueira durante 15 minutos, quando a pressão da água é razoável e moderada, segundo especialistas, o consumo pode chegar por volta de 250 litros. A limpeza da calçada deve, tradicionalmente, ser feita pela varrição (o uso da boa e velha vassoura) a não ser nos casos em que a água utilizada para essa finalidade de lavagem seja de reuso, de poço ou de aproveitamento da água da chuva. Outras opções para substituir a mangueira são o balde e o regador de plantas.
O comportamento de cada morador, cada usuário, por causa de excessos, provoca impacto na coleta, armazenamento, tratamento e distribuição. O uso  consciente da água deve acontecer o ano inteiro, mas, principalmente, nesse instante. Cada um pode e deve fazer a sua parte no esforço coletivo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.