Fábio Dias
19/12/2023
Garça ACIG 

ACIG: roupas e calçados lideram a lista do desejo de compras para o Natal

Pesquisa do Sebrae-SP indica ainda que o gasto médio deve ser de R$ 608 nos pequenos negócios, com a média de compra de três presentes

Ontem, 18, o Sebrae-SP divulgou pesquisa, apontando que, neste Natal, roupas e calçados serão os presentes favoritos dos consumidores. De acordo com a  pesquisa “Natal 2023”, elaborada pelo Sebrae-SP com a colaboração da Fundação Seade e da Praxian Consultoria, os principais itens que devem estar na lista de Natal são: roupas e calçados (60%), brinquedos (41%) e perfumes e cosméticos (33%). 

“O Sebrae SP divulgou essa pesquisa ontem e o resultado vem ao encontro do que estávamos prevendo. É lógico que a data movimenta todos os setores do comércio varejista, mas sempre têm aqueles que lideram as vendas. Roupas e calçados, em qualquer data comemorativa, lideram as vendas. Têm-se os brinquedos para as crianças e os perfumes e cosméticos, atendem os mais variados gostos e bolsos. Nosso comércio está preparado para atender o consumidor, e as vendas devem se intensificar até a próxima sexta-feira, quando o comércio encerra o funcionamento no período noturno”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Dias.

Acreditando que o aumento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, vai superar a casa dos 15%, Dias explicou que, de acordo com a pesquisa do Sebrae,  em média, cada entrevistado pretende comprar,  três presentes, sendo que o gasto médio planejado (tíquete médio) em pequenos negócios é de R$ 608,60. Já quem compra dos grandes negócios planeja gastar, em média, R$ 963,80 com presentes de Natal.

Em relação aos gastos com presentes em pequenos negócios, 73% pretendem gastar mais (46%) ou igual (27%) em relação às compras de Natal de 2022. 

“São números que reforçam o nosso otimismo, mesmo que 28% dos entrevistados tenham afirmado a pretensão de gastar menos. O Natal é conquista, é união, confraternização e todos acabam querendo presentear, não pela questão do consumismo, mas pelo carinho, pelo agrado”, falou o dirigente.

Para os consumidores em pequenos negócios, o preço (para 25%) e a proximidade e o fácil acesso da residência/trabalho (25%) são os principais fatores considerados para a compra.

A pesquisa ouviu empreendedores e consumidores. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2023.

Para 75,7% das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo, as vendas de Natal deste ano serão iguais ou melhores que as de 2022. Desse total, são 35% as que acreditam que as vendas serão melhores que as do ano passado. Já entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice é um pouco maior: 82,3% dos empreendedores que se beneficiam das vendas de Natal acreditam que a data em 2023 será melhor ou igual em termos de faturamento do que em 2022.

A pesquisa do Sebrae SP mostrou ainda que a estimativa é que as vendas para o Natal deverão beneficiar cerca de 1,97 milhão de pequenos negócios do estado de São Paulo, sendo 705,8 mil MPEs e 1,27 milhão de MEIs. 

“Outro ponto importante da pesquisa é a questão do planejamento. Segundo o divulgado, os consumidores procuram se planejar para as compras e efetuá-las com antecedência (44% dos entrevistados) e 33% aproveitam as promoções e descontos – apenas 4% dizem comprar por impulso. Nossos lojistas, nossos empreendedores devem se atentar para esse trabalho, e podem, em cima do resultado, definir estratégias de venda”, falou Fábio Dias.

O superintendente lembra que, segundo os próprios consumidores, os meios preferidos para buscar informações e promoções são as redes sociais (55%), as lojas virtuais (39%), as lojas físicas (33%) e recomendação de outras pessoas (27%). 

“É o que sempre falamos. Usar os meios, fazer sua própria propaganda e fazer o consumidor se sentir singular. Ele é a maior propaganda. Um cliente conquistado é a maior propaganda. Olha o que a pesquisa mostra. Vinte e sete por cento vai em tal estabelecimento por recomendação de outras pessoas. São dados que devem ser revertidos em estratégias de atendimento”, finalizou Dias.

Os clientes das MPEs também dão preferência às compras “olho no olho”: 39% deles afirmam que farão a totalidade das compras presencialmente, enquanto 28% pretendem fazer a maior parte das compras em lojas físicas e a menor parte pela internet. Por outro lado, apenas 6% dos entrevistados disseram que vão fazer compras de Natal 100% online.


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